Driver JDBC ! Preciso baixar?

15 respostas
Valder_Olmo_Correa

Pessoal, estou terminando o primeiro livro de Java. Mas estou tendo problemas em compreender como se faz a conexão com Banco de Dados.
Bem, usei o livro da editora Érica até agora, mas nele usa-se o Access e eu pretendo usar o MySQL. Então parti para o Deitel.
Estou tendo problemas em entender se preciso baixar o drive JDBC ou ele já vem no pacote do JDK, alguém pode me responder essa pergunta ? Se eu precisar baixar, gostaria que me fornecessem a página para download, pois as pesquisas que fiz dão muitas opções e estou um pouco perdido em entender o que baixar.

fiz uma pesquisa aqui em minha máquina com a palavra JDBC. O resultado me mostrou algumas DLL, são elas:

JdbcOdbc.dll na pasta jre1.6.0_04\bin
JdbcOdbc.dll na pasta jdk1.6.0_04\jre\bin

Também há outros inúmeros resultados para a pesquisa, algumas na pasta da SUN no disco C (nem sabia que havia essa pasta :lol: ). Alguns arquivos em html com exemplos de implementação, e várias outras.

Enfim, estou meio perdido. Fiz uma pesquisa aqui no fórum e não obtive o esclarecimento que queria.

Outra coisa que gostaria de saber, no livro do Deitel diz que preciso do MySQL connector/J. Ok, este está no CD-Rom que acompanha o livro. Mas eu fiz o download do MySQL versão 5 e no livro há o MySQL Connector/J versão 3.0.14. Alguém poderia me dizer se posso usar essa versão do MySQL Connector com a versão do MySQL que baixei ? Se não, onde encontro o download ? TAmbém fiz algumas pesquisas e fiquei meio que perdido !

Alguém pode me ajudar, por favor ?

15 Respostas

felipemartinsss

E ae Valder,

creio que esta versão irá funcionar aí: http://dev.mysql.com/downloads/connector/j/5.0.html
Se não me engano é a que utilizo aqui.
Quanto a versão que vem no Deitel, é ela mesmo.
A idéia é que o Java precisa de um driver para se comunicar com o banco de dados, alterando apenas o driver é possível se conectar com qualquer BD sem alterar seu código. (Me corrijam se eu estiver errado e completem pois sei que está muito simples as informações que estou transmitindo).
Comentaram hoje sobre JDBC aqui no fórum e foi indicado esse link que está no próprio GUJ:
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.7.1.guj
Mais tarde vou ler tbm para aperfeiçoar um pouquinho as noções que tenho do JDBC.
Enfim, é isso…
Boa sorte aí!

marciofermino

Vc precisa baixar sim.

Agora dependendo da IDE o drive ja vem, por exemplo no NetBeans 6 o drive mysql ja vem com a instalação.

Valder_Olmo_Correa

Felipe e Márcio,

Muito obrigado pelas dicas, acho que vão ajudar. Mas, fiquei com outra dúvida, no link que o Felipe passou há a página para o download do MySQL Connector/J versão 5.0 e naquele tutorial da Caelum há uma parte que diz o driver poderia se baixado e fornece um link para o download da versão 5.1 também do MySQL Connector/J

Em ambaos os links vejo a seguinte mensagem na página da MySQL:

“MySQL Connector/J is the official JDBC driver for MySQL. On this page are downloads of the current generally available (GA) release version. Online documentation for Connector/J can be found from here.”

Aí é que vem minha dúvida, o MySQL Connector/J é o próprio driver JDBC ? São a mesma coisa ? :roll: Desculpem-me a ignorância, mas não entendi isso.

Continuem me ajudando, por favor.

Agradeço desde já a força aí !

Abraços !

Valder_Olmo_Correa

Haaaaa, outra coisa, no tutorial da Caelun diz que eu preciso colocar o driver na Classpath !!! Não vi essa recomendação em nenhum livro.

W

sim o MySQL Connector/J versão 5.0 , disponibiliza as bibliotecas necessárias para conexão de java para o banco mysql, so vai precisar dele sim junto com o bando de dados e claro =p
e sim voce tem que colocar o .jar no classpath do seu projeto, para assim voce poder usar as classes que estao dentro do jar

felipemartinsss

Pelo que pesquisei e entendi aqui o JDBC é uma API que fornece meios de utilizar os bancos de dados. Daí cada empresa vai e implementa essa API da forma adequada para utilizar o banco de dados criado por ela. E essas implementações são chamadas de Driver.

Quanto as versões, não sei qual a mais adequada.
Mas sempre recomenda-se que não baixem a última, pelo menos é assim com o JDK, daí qdo precisei, baixei a 5.0 aqui, mas isso não quer dizer que a 5.1 não seja melhor.

Espero ter ajudado!

Valder_Olmo_Correa

Beleza, está melhorando !
WillyKocher, valeu aí pela dica. Mas me responda, o que significa colocar o .jar na Classpath do projeto ? Seria colocar o ,jar na variável de ambiente Classpath ? Ou colocar uma linha de código no corpo do programa em Java para a conexão com o banco de dados se estabelecer ?
Se eu tiver que colocar alguma coisa na variável de ambiente Classpath, por favor, me diga o que eu tenho que colocar nela, escrevam para mim o que eu tenho que escrever nessa variável. Se não, dêem um exemplo de implementação de como colocar o .jar no classpath.

E se eu só preciso do MySQL Connector/J, por que o livro fala a respeito do JDBC ? Estou me complicando um bocado com isso !

Desculpem a minha lerdeza, é que sou muito ruim com essas implementações. Até programo bem, mas essas implementações que são nescessárias eu sou muito lerdo.

Obrigado a força aí !

fujioka

No caso de você estar usando Eclipse

Clique lado direto do mouse no seu projeto

build path -> add External archives e Ai você vai até o local onde esta o drive que vc baixou… MySQL Connector/J versão 5.0 e pronto!

Valder_Olmo_Correa

Ops, Fujioka, ocê é rápido, heim camarada !
Beleza, estou usando o Eclipse sim, mas gostaria de fazer isso na mão mesmo, na raça, pelo menos uma vez. Gosto de fazer assim para eu poder ver o que está acontecendo, entende ? Acho que dessa forma podemos aprender melhor.

E por exemplo, se eu desenvolver um projeto para uma empresa que não esteja com o Eclipse instalado e nem queira instalar, como que devo fazer no cliente ? Tenho preocupações com isso.

Mas valeu aí a dica, obrigado !

fujioka

Ah blz!! Olha nesse link ai então que tem!! Rápido kkk é que estou vendo a corrida… =) F1

java -classpath diretorio/meudriver.jar MinhaClasse

http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.7.1.guj

Valder_Olmo_Correa

Fujioka, não dá tempo de ver agora, tenho coisas mais importantes para fazer, como por exemplo assistir o treino da fórmula 1 :lol:

Mas valeu mesmo, vou dar uma olhada lá !

Obrigado !

Valder_Olmo_Correa

Eita, mas é o link que eu não entendi muita coisa :shock:

Bem, se entendi alguma de lá, seria assim:

1. Eu instalo o MySQL connector/J em alguma pasta
  2. Na hora de elaborar o programa eu pego e informo o caminho do drive do MySQL Connector em uma linha
    de código no próprio programa.

É isso mesmo ?

Bem, deixa eu ver o trieno agora, a coisa está pegando ! :lol:

M

Valder,

Dá uma olhada nesse tutorial java básico, no final da página tem uma vídeo aula de MySql gratuita.

Nesta vídeo aula é mostrada a conexão com o banco de dados utilizando eclipse e o connector/J de forma bastante simples e na unha! :slight_smile:

Valder_Olmo_Correa

Miguel, muito bom site, tudo de graça, inclusive vídeo aulas ???/
Nossa, que maravilha !
Sem dúvidas darei uma olhada e baixarei as vídeos aulas, mas não agora, sairei e quando voltar com certeza verei.

Muito obrigado mesmo pela dica.

Se alguém puder dar mais umas dicas aí eu agradeço muito.

Valeu aí por enquanto, galera.

leilacarvalho01
Gente me ajudem!!!Meu MySQL é o 5.0.45 e meu connector é 3.1.12Ele conccta ao banco de dados mais quando tento gravar, digitando algo, aparece:

Exception in thread main java.sql.SQLException: Access denied for user root’@‘localhost (using password: YES)

at com.mysql.jdbc.MysqlIO.checkErrorPacket(MysqlIO.java:2928)

at com.mysql.jdbc.MysqlIO.checkErrorPacket(MysqlIO.java:771)

at com.mysql.jdbc.MysqlIO.secureAuth411(MysqlIO.java:3649)

at com.mysql.jdbc.MysqlIO.doHandshake(MysqlIO.java:1176)

at com.mysql.jdbc.Connection.createNewIO(Connection.java:2558)

at com.mysql.jdbc.Connection.(Connection.java:1485)

at com.mysql.jdbc.NonRegisteringDriver.connect(NonRegisteringDriver.java:266)

at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)

at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)

at br.com.projeto.ConnectionFactory.getConnection(ConnectionFactory.java:12)

at br.com.projeto.dao.CategoriasDAO.(CategoriasDAO.java:16)

at br.com.projeto.Teste.main(Teste.java:18)

Sou iniciate, preciso duma ajudaa!Tenho q entregar um projeto dia 20. :oops:

Criado 21 de março de 2008
Ultima resposta 2 de out. de 2008
Respostas 15
Participantes 7