Driver JDBC ! Preciso baixar?

Pessoal, estou terminando o primeiro livro de Java. Mas estou tendo problemas em compreender como se faz a conexão com Banco de Dados.
Bem, usei o livro da editora Érica até agora, mas nele usa-se o Access e eu pretendo usar o MySQL. Então parti para o Deitel.
Estou tendo problemas em entender se preciso baixar o drive JDBC ou ele já vem no pacote do JDK, alguém pode me responder essa pergunta ? Se eu precisar baixar, gostaria que me fornecessem a página para download, pois as pesquisas que fiz dão muitas opções e estou um pouco perdido em entender o que baixar.

fiz uma pesquisa aqui em minha máquina com a palavra JDBC. O resultado me mostrou algumas DLL, são elas:

JdbcOdbc.dll na pasta jre1.6.0_04\bin
JdbcOdbc.dll na pasta jdk1.6.0_04\jre\bin

Também há outros inúmeros resultados para a pesquisa, algumas na pasta da SUN no disco C (nem sabia que havia essa pasta :lol: ). Alguns arquivos em html com exemplos de implementação, e várias outras.

Enfim, estou meio perdido. Fiz uma pesquisa aqui no fórum e não obtive o esclarecimento que queria.

Outra coisa que gostaria de saber, no livro do Deitel diz que preciso do MySQL connector/J. Ok, este está no CD-Rom que acompanha o livro. Mas eu fiz o download do MySQL versão 5 e no livro há o MySQL Connector/J versão 3.0.14. Alguém poderia me dizer se posso usar essa versão do MySQL Connector com a versão do MySQL que baixei ? Se não, onde encontro o download ? TAmbém fiz algumas pesquisas e fiquei meio que perdido !

Alguém pode me ajudar, por favor ?

E ae Valder,

creio que esta versão irá funcionar aí: http://dev.mysql.com/downloads/connector/j/5.0.html
Se não me engano é a que utilizo aqui.
Quanto a versão que vem no Deitel, é ela mesmo.
A idéia é que o Java precisa de um driver para se comunicar com o banco de dados, alterando apenas o driver é possível se conectar com qualquer BD sem alterar seu código. (Me corrijam se eu estiver errado e completem pois sei que está muito simples as informações que estou transmitindo).
Comentaram hoje sobre JDBC aqui no fórum e foi indicado esse link que está no próprio GUJ:
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.7.1.guj
Mais tarde vou ler tbm para aperfeiçoar um pouquinho as noções que tenho do JDBC.
Enfim, é isso…
Boa sorte aí!

Vc precisa baixar sim.

Agora dependendo da IDE o drive ja vem, por exemplo no NetBeans 6 o drive mysql ja vem com a instalação.

Felipe e Márcio,

Muito obrigado pelas dicas, acho que vão ajudar. Mas, fiquei com outra dúvida, no link que o Felipe passou há a página para o download do MySQL Connector/J versão 5.0 e naquele tutorial da Caelum há uma parte que diz o driver poderia se baixado e fornece um link para o download da versão 5.1 também do MySQL Connector/J

Em ambaos os links vejo a seguinte mensagem na página da MySQL:

“MySQL Connector/J is the official JDBC driver for MySQL. On this page are downloads of the current generally available (GA) release version. Online documentation for Connector/J can be found from here.”

Aí é que vem minha dúvida, o MySQL Connector/J é o próprio driver JDBC ? São a mesma coisa ? :roll: Desculpem-me a ignorância, mas não entendi isso.

Continuem me ajudando, por favor.

Agradeço desde já a força aí !

Abraços !

Haaaaa, outra coisa, no tutorial da Caelun diz que eu preciso colocar o driver na Classpath !!! Não vi essa recomendação em nenhum livro.

sim o MySQL Connector/J versão 5.0 , disponibiliza as bibliotecas necessárias para conexão de java para o banco mysql, so vai precisar dele sim junto com o bando de dados e claro =p
e sim voce tem que colocar o .jar no classpath do seu projeto, para assim voce poder usar as classes que estao dentro do jar

Pelo que pesquisei e entendi aqui o JDBC é uma API que fornece meios de utilizar os bancos de dados. Daí cada empresa vai e implementa essa API da forma adequada para utilizar o banco de dados criado por ela. E essas implementações são chamadas de Driver.

Quanto as versões, não sei qual a mais adequada.
Mas sempre recomenda-se que não baixem a última, pelo menos é assim com o JDK, daí qdo precisei, baixei a 5.0 aqui, mas isso não quer dizer que a 5.1 não seja melhor.

Espero ter ajudado!

Beleza, está melhorando !
WillyKocher, valeu aí pela dica. Mas me responda, o que significa colocar o .jar na Classpath do projeto ? Seria colocar o ,jar na variável de ambiente Classpath ? Ou colocar uma linha de código no corpo do programa em Java para a conexão com o banco de dados se estabelecer ?
Se eu tiver que colocar alguma coisa na variável de ambiente Classpath, por favor, me diga o que eu tenho que colocar nela, escrevam para mim o que eu tenho que escrever nessa variável. Se não, dêem um exemplo de implementação de como colocar o .jar no classpath.

E se eu só preciso do MySQL Connector/J, por que o livro fala a respeito do JDBC ? Estou me complicando um bocado com isso !

Desculpem a minha lerdeza, é que sou muito ruim com essas implementações. Até programo bem, mas essas implementações que são nescessárias eu sou muito lerdo.

Obrigado a força aí !

No caso de você estar usando Eclipse

Clique lado direto do mouse no seu projeto

build path -> add External archives e Ai você vai até o local onde esta o drive que vc baixou… MySQL Connector/J versão 5.0 e pronto!

Ops, Fujioka, ocê é rápido, heim camarada !
Beleza, estou usando o Eclipse sim, mas gostaria de fazer isso na mão mesmo, na raça, pelo menos uma vez. Gosto de fazer assim para eu poder ver o que está acontecendo, entende ? Acho que dessa forma podemos aprender melhor.

E por exemplo, se eu desenvolver um projeto para uma empresa que não esteja com o Eclipse instalado e nem queira instalar, como que devo fazer no cliente ? Tenho preocupações com isso.

Mas valeu aí a dica, obrigado !

Ah blz!! Olha nesse link ai então que tem!! Rápido kkk é que estou vendo a corrida… =) F1

java -classpath diretorio/meudriver.jar MinhaClasse

http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.7.1.guj

Fujioka, não dá tempo de ver agora, tenho coisas mais importantes para fazer, como por exemplo assistir o treino da fórmula 1 :lol:

Mas valeu mesmo, vou dar uma olhada lá !

Obrigado !

Eita, mas é o link que eu não entendi muita coisa :shock:

Bem, se entendi alguma de lá, seria assim:

  1. Eu instalo o MySQL connector/J em alguma pasta
  2. Na hora de elaborar o programa eu pego e informo o caminho do drive do MySQL Connector em uma linha
    de código no próprio programa.

É isso mesmo ?

Bem, deixa eu ver o trieno agora, a coisa está pegando ! :lol:

Valder,

Dá uma olhada nesse tutorial java básico, no final da página tem uma vídeo aula de MySql gratuita.

Nesta vídeo aula é mostrada a conexão com o banco de dados utilizando eclipse e o connector/J de forma bastante simples e na unha! :slight_smile:

Miguel, muito bom site, tudo de graça, inclusive vídeo aulas ???/
Nossa, que maravilha !
Sem dúvidas darei uma olhada e baixarei as vídeos aulas, mas não agora, sairei e quando voltar com certeza verei.

Muito obrigado mesmo pela dica.

Se alguém puder dar mais umas dicas aí eu agradeço muito.

Valeu aí por enquanto, galera.

Gente me ajudem!!!Meu MySQL é o 5.0.45 e meu connector é 3.1.12…Ele conccta ao banco de dados mais quando tento gravar, digitando algo, aparece:
Exception in thread “main” java.sql.SQLException: Access denied for user ‘root’@‘localhost’ (using password: YES)
at com.mysql.jdbc.MysqlIO.checkErrorPacket(MysqlIO.java:2928)
at com.mysql.jdbc.MysqlIO.checkErrorPacket(MysqlIO.java:771)
at com.mysql.jdbc.MysqlIO.secureAuth411(MysqlIO.java:3649)
at com.mysql.jdbc.MysqlIO.doHandshake(MysqlIO.java:1176)
at com.mysql.jdbc.Connection.createNewIO(Connection.java:2558)
at com.mysql.jdbc.Connection.(Connection.java:1485)
at com.mysql.jdbc.NonRegisteringDriver.connect(NonRegisteringDriver.java:266)
at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)
at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)
at br.com.projeto.ConnectionFactory.getConnection(ConnectionFactory.java:12)
at br.com.projeto.dao.CategoriasDAO.(CategoriasDAO.java:16)
at br.com.projeto.Teste.main(Teste.java:18)

Sou iniciate, preciso duma ajudaa!Tenho q entregar um projeto dia 20. :oops: