Driver para Banco Access

9 respostas
loganwlogan

Bom dia amigos algém sabe me dizer se existe um driver específico para o banco de dados Access? Eu lembro ter visto alguma coisa sobre isso há um tempo atrás mas não lembro onde.

Grato []´s

Logan

9 Respostas

RegisFurtado

Po eu criei recentemente uma aplicação com banco de dados em Access 01/02 , não precisei de nenhum driver especifico, simplesmente criei como driver Microsoft Access.

Luiz-SP
vc tem de usar uma "odbc bridge" no windows 2000 vá no painel de controle\ferramentas administrativas\fonte de dados(OBDC) e crie um nova fonte para seu campo access. Assim: 1- na aba "DNS de sistema" escolha adicionar 2-Selecione a opção "Drive do Access (*.mdb)" 3-clique em concluir 4-Nome da fonte de dados coloque um nome que vc achar interessante. ex: "meubanco" 5-Na área "banco de dados" clique em selecionar e navegue até o arquivo mdb do seu banco de dados access. 6-feito isso crie uma classe para acessar a "fonte odbc".
import java.sql.*;

public class OdbcConnection {

private Connection conn = null;

public boolean connecting(String source) {
		try {
			Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver");
                        //se o banco não tiver nem senha nem usuário deixe em branco
			conn = DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:" + source, "user",
					"senha");
			return true;
		} catch (ClassNotFoundException e) {
			e.printStackTrace();
			return false;
		} catch (SQLException e) {
			e.printStackTrace();
			return false;
		}
	}
}
7-depois crie uma classe para usar a OdbcConnection
public class AcessaBanco{

public static void main (String args[]){
                 OdbcConnection oc = new   OdbcConnection();
                 if (oc.connecting("meubanco"){
                    System.out.println("Conectou");
                 }else{
                     System.out.println("Não conectou");
                 } 
             }

}

espero ter ajudado qq dúvida posta aí!!

D

Luiz Claudio, a dica que você passou funcionou aqui. Minha dúvida agora é por exemplo fazer um select em uma tabela e listar os resultados em uma lista.

Você teria algum exemplo de código?

Obrigado.

Luca

Olá

Por favor, mostre como fez.

[]s
Luca

loganwlogan

Usando uma fonte ODBC eu conheço, mas certa vez ouvi falar que existia um driver específico para o Access assim como tem para o HSQLDB e MySQL, só não sei onde encontrar esse driver e se ele realmente existe ou é mais uma lenda da internt.

Abraços

Logan

Eduardo_Bregaida

loganwlogan:
Bom dia amigos algém sabe me dizer se existe um driver específico para o banco de dados Access? Eu lembro ter visto alguma coisa sobre isso há um tempo atrás mas não lembro onde.

Grato []´s

Logan

Coloca no ODBC q ele funfa, acho q pra Access, vc nao vai encontrar um driver especifico, cá entre nós Access nao é BD rs :twisted:

loganwlogan

Realmente concordo com o colega que o Access não é BD, o propblema é que aqui tem vários controles feitos no access e eu tenho trabalhado com o netbenas o que mata é que utilizando o ODBC não consigo manipular o BD pela runtime do NB 5.5, e isso tem me causado alguma perda de tempo.

[]´s

Eduardo_Bregaida

loganwlogan:
Realmente concordo com o colega que o Access não é BD, o propblema é que aqui tem vários controles feitos no access e eu tenho trabalhado com o netbenas o que mata é que utilizando o ODBC não consigo manipular o BD pela runtime do NB 5.5, e isso tem me causado alguma perda de tempo.

[]´s

N pode migrar p/ outro BD???

loganwlogan

Na verdade essa é a minha intenção contudo agora no início eles ainda insistem em continuar utilizando o Access

Criado 1 de novembro de 2006
Ultima resposta 7 de nov. de 2006
Respostas 9
Participantes 6