Desenvolvi uma aplicação que se conecta a um BD MS Access, e atualmente estou utilizando o driver desenvolvido pela Sun que vem junto do JDK 1.5 ([color=blue]sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver[/color]).
Alguém conhece outro(s) Driver (bom) que forneça acesso a BD’s Access???
Até onde eu pesquisei, não encontrei driver free para Access. Existem pagos, mas não sei se são bons ou não.
Qual o motivo de você querer usar outro driver?
Sim, eu sei que esse driver é uma bomba, mas o access é tão simplório e desprovido de recursos que não sei se vale a pena investir $ em um driver.
Além disso, até onde descobri, as implementações JDBC 2.0 e 3.0 para Access são tudo na base de gambiarra.
Por fim, não existe a possibilidade de usar um SGDB de verdade?
Ou será que você tem a mesma sorte que eu tenho? Em uma das empresas onde trabalho é impossível conseguir autorização para instalar um SGDB decente e, por conta disso, pipocam bancos e gambiarras em Access?
T
thingol
Use o Derby (banco de dados 100% Java), que é de graça, foi escrito pela IBM, e vai vir com o JDK 6.0. Ou seja, foi sancionado pela Sun também.
(Isso pode convencer chefes mais teimosos.)
Luca
Olá
Thingol, perfeito seu conselho. Usar o Access não faz nenhum sentido em 2006.
Na verdade acho que o Derby apenas foi reescrito pela IBM. O Derby é o IBM Cloudscape doado à fundação Apache.
O Cloudscape foi lançado há uns 6 ou 7 anos atrás de forma independente e segundo um diretor de uma empresa em que trabalhei que o adotou em uma aplicação financeira, era muito bom.
Depois foi comprado pela empresa que fazia o Informix que por muitos era considerado como o banco de dados de melhor throughput para aplicações financeiras.
A Informix deixou o Cloudscape-o de lado mas quando a empresa foi toda vendida à IBM, ele foi junto. A IBM ressuscitou o Clousdcape. Ela ainda vende o Informix mas sem muita promoção. De certa forma, isto dá razão aos que dizim que a IBM comprou o Informix para diminuir a concorrência com o DB2.
A doação do código do Cloudscape à Fundação Apache livra a IBM da responsabilidade de evoluir o Derby
Na empresa onde trabalho vários bancos de dados foram desenvolvidos utilizando Access e estou tendo problemas com o driver da sun para acessar alguns bancos. Estamos migrando tudo para MySQL, mas não podemos simplesmente deixar de utilizar tais bd’s, mesmo porque ele são necessários para realizar tal migração.
Por esse motivo gostaria de sugestões de drivers, mas pelo que venho pesquisando, todos são pagos.
refaço a pergunta: Alguém conhece outro(s) Driver(s) que forneça acesso a BD’s Access???
Sugestões de sites e/ou links serão bem vindas…
Agradeço desde já…
T
thingol
Uma coisa que percebi é que poderia ser mais fácil escrever uma aplicação VB (ou outra linguagem que fale ADO ou ODBC) que migrasse seu banco Access para MySQL (principalmente quando há colunas com tipos esquisitos, como OLE).
O MySQL fala ADO / ODBC também, portanto isso seria viável.
M
mvsoares
Nossa instuição está migrando todos os sistemas para software livre…