DriverManager

4 respostas
F

Olá,

Estou tendo algumas dificuldade em me connectar ao Banco. Sempre quando executo minha Classe acontece um erro de DriverManager.
Estou usando o driver do Oracle (DriverManager.registerDriver(new oracle.jdbc.driver.OracleDriver()):wink: e parece que não reconhece esse cara.
Obs* O arquivo (classes12dms.jar) está no meu classpath.

Preciso em algum lugar especificar esse Driver ou o que eu preciso fazer?

Obrigado

4 Respostas

douglasfs

“Fonto”:
Olá,

Estou tendo algumas dificuldade em me connectar ao Banco. Sempre quando executo minha Classe acontece um erro de DriverManager.
Estou usando o driver do Oracle (DriverManager.registerDriver(new oracle.jdbc.driver.OracleDriver()):wink: e parece que não reconhece esse cara.
Obs* O arquivo (classes12dms.jar) está no meu classpath.

Preciso em algum lugar especificar esse Driver ou o que eu preciso fazer?

Obrigado

Antes de mais nada, seja bem vindo aó fórum, tente esse trecho de código:

String banco   = "jdbc:oracle:thin:@nomedohost:1521:nomeinstance";
    String usuario = "scott";
    String senha   = "tiger";
    Connection conn = null;

try {
       Class.forName("oracle.jdbc.driver.OracleDriver");
       conn = DriverManager.getConnection(banco, usuario, senha);
       conn.setAutoCommit(false);
        //mais código
    }
    catch(ClassNotFoundException cnfe) {
        System.out.println("Classe nao encontrada: " + cnfe.getMessage()); 
        cnfe.printStackTrace();
    }
    catch(SQLException sqle) {
        System.out.println("Erro de conexao ao Oracle: " + sqle.getMessage()); 
        sqle.printStackTrace();
     }

No Oracle (8i até 9i r1) o driver JDBC é o classes12.jar (ou classes12.zip), o classes12.jar é ideal utilizar no Tomcat caso você utiliza esse driver na WEB, pois o Tomcat não aceita zips

richardpeder

Fonto…

no caso de uma aplicação client server, vc deve setar o caminho do oracle ate o classes12 no seu classpath
no caso de ser algo para a web, utilizando o tomcat, vc deve transformar o classes12.zip em classes12.jar e colocar ele dentro de uma pasta dentro do diretorio do tomcat que nao lembro agora… :lol: , mas alguem aqui vai lembrar!!

qualquer coisa, é só postar!!

ate mais…

wbsouza

No tomcat, colocar o classes12.jar no diretorio $CATALINHA_HOME/common/lib, sendo $CATALINHA_HOME o diretorio onde vc instalou o tomcat.

[]s, Welington B. Souza

douglasfs

“wbsouza”:
No tomcat, colocar o classes12.jar no diretorio $CATALINHA_HOME/common/lib, sendo $CATALINHA_HOME o diretorio onde vc instalou o tomcat.

[]s, Welington B. Souza

Só completando a reposta do Wellington, não coloque esse jar na pasta /WEB-INF/lib do seu webapp, quando você vai configurar um pool de conexão no Tomcat ele já diz para colocar no $CATALINA_HOME/common/lib, veja o trecho abaixo do manual do Tomcat :

DBCP uses the Jakarta-Commons Database Connection Pool. It relies on number of Jakarta-Commons componenets:

Jakarta-Commons DBCP 1.0
Jakarta-Commons Collections 2.0
Jakarta-Commons Pool 1.0
These jar files along with your the jar file for your JDBC driver should be installed in $CATALINA_HOME/common/lib.
NOTE:Third Party drivers should be in jarfiles, not zipfiles. Tomcat only adds $CATALINA_HOME/common/lib/*.jar to the classpath.
NOTE: Do not install these jarfiles in your /WEB-INF/lib, or $JAVA_HOME/jre/lib/ext, or anywhere else. You will experience problems if you install them anyplace other than $CATALINA_HOME/common/lib

Criado 30 de abril de 2003
Ultima resposta 2 de mai. de 2003
Respostas 4
Participantes 4