Visto o que aconteceu com o driver MySQL, onde eu baixei a versão mais nova e uma mais antiga que arranjei com um colega é que funcionava (era problema com encoding), eu queria saber se vocês tem alguma recomendação para os drivers de Oracle e SQL Server. Eles são gratuitos né??
Valeu, eu não entendi por que tem driver para diferentes versões do Oracle, eu poderei apenas colocar no CLASSPATH apenas o driver para uma única versão né?
_fs
Na verdade você pode fazer outras coisas. Contudo imagino que deva colocar no CLASSPATH apenas o driver pertinente à versão do Oracle usada pela aplicação.
Aliás, que grande e fedido sovaco fazer uma nova versão do driver para cada versão do banco, não é, Srta. Oracle?
xjcd
É interessante voçê usar o driver especifico para a sua versão do Oracle, pois de uma versão para outra pode mudar alguma coisa, e além do mais o nome dos arquivos é o mesmo (tipo classes12.zip) mas o tamanho muda.
renatosilva
Putz isso é escroto, e se eu estiver em um micro com duas aplicações clientes que acessam diferentes versões do Oracle?? Como vou volocar as duas no CLASSPATH se provavelmente o nome da classe de driver é a mesma, tipo
com.porcaria.oracle.Driver???
Rafael_Steil
Nao coloque na variavel CLASSPATH, e simplesmente inicie a aplicacao passando o parametro -classpath para o java.
Rafael
renatosilva
Rafael, então levando por esse lado eu não colocaria nada no CLASSPATH né? Bom eu acho esse sistema do java meio fraquinho, complicadinho, confusozinho…
O problema é que temos uma aplicação web e temos que colocar os drivers de banco no lib, mas como vamos colocar vários drivers de Oracle, para cada versão e no nosso properties o usuário vai indicar a versão? Entende?
Rafael_Steil
Se voce deixar no WEB-INF/lib nao tem problema.
Porem, eh tudo uma questao de testes. Provavelmente o driver mais recente para oracle ira funcionar sem problemas com todas as versoes do db server.
Rafael
renatosilva
@corrigido
Eu acho que provavelmente não, se tem drivers para versões diferentes no site da Oracle é por que provavelmente não vai funcionar direito!!!
Sobre a app web, imagina que coloquemos os drivers para Oracle 10g e 9g, ambos contendo a mesma classe com.porcaria.oracle.jdbc.Driver. O Tomcat vai advinhar qual JAR usar? Acho que no .NET essa questão é um pouco melhorada.
Rafael_Steil
Como eu disse, eh soh vc jogar o driver mais novo e testar. Em 30 minutos vc vai ter certeza se funciona ou nao. De qualquer maneira, existe uma coisa chamada “Compatibilidade”, e nao creio que a Oracle vai querer quebrar ela. Eu to usando o driver *14.jar com o Oracle 8i e esta funcionando sem problemas.
Rafael
Rafael_Steil
LIPE:
Aliás, que grande e fedido sovaco fazer uma nova versão do driver para cada versão do banco, não é, Srta. Oracle?
Ue? mas todo mundo faz isso. E os drivers novos costumam funcionar com vesoes mais antigas dos bancos.
Rafael
renatosilva
Isso que eu tenho que verificar, se é compatível com os Oracles mais antigos. É o lógico né!!
Bom se a Oracle não garante compatibilidade, mesmo que funcione é melhopr não fazer. Portanto o ponto é saber se a Oracle garante a compatibilidade. Vou ver se vejo isso depois. Valeu!!!
_fs
Rafael, tomei a mesma conclusão que o Renato: se funciona, para que distribuir todas? Mas se você testou e comprovou que funciona 100% retroativamente, então fim
Rafael_Steil
Tipo, o driver 1.0 funciona para o a versao do ano passado do banco. So que a nova versao, que saiu hoje, tem funcionalidades novas / novas maneiras de conectar, as quais o driver 1.0 nao suporta. Logo, eh preciso fazer o driver 2.0, que funciona com o banco novo e com o banco antigo.
Rafael
renatosilva
Você tem essa informação confirmada na Oracle??
Rafael_Steil
Eu tenho. Tava falando sobre isso com o Larry Ellinson no churrasco do ultimo final de semana.
Rafael
renatosilva
Rafael Steil:
Eu tenho. Tava falando sobre isso com o Larry Ellinson no churrasco do ultimo final de semana.
Rafael
Como diria o Kiko, que será que ele quis dizer?
R
rapzodo10
Estou tento o mesmo problema, na empresa onde trabalho temos bases que utilizam o oracle 9g e que utilizam o 10.
no meu caso estou conseguindo conectar nas bases q utilizam o 9, porem na base q utiliza o 10g nao consigo conectar, baixei o novo driver pra esta versao, q como vcs disseram eh o mesmo nome ao jogar o jar na pasta lib sobrescrevi e realmente percebi q o tamanho era maior apenas, porem ainda nao consigo conectar na base que utiliza o 10, alguem pode me ajudar???