Tenho uma placa mãe VIA, meu adaptador de video é S3 Grahpics ProSavegeDDR onboard e meu modem é HSP56 MR tb onboard, bom o problema é o seguinte, estou tentando instalar a ultima versão do Debian em meu computador mas o sistema não tem drivers para estes dispositivos, estou usando a versão 2.2 do kernel mas aceito susgestões pra 2.4.
Bom espero que me ajudem, estou tentando me libertar do Windows mas sem isso eu não vou conseguir.
Valeu!!![/quote]
Te desejo boa sorte. :?
Já apanhei muito do Linux por causa de placas on-board. Eu também tenho uma Pc-Chips com coisas on-board, o último Linux que eu instalei só consegui instalar o vídeo o resto (som e modem) não consegui, foi no Conectiva 8.
Se você instalar o HSP56 posta aqui que pode ser útil.
Instalar modem HSP56 no Linux é quase uma lenda. Eu desisti de tentar e acabei comprando um USRobotics.
cara, dependendo da distro pode ser mais facil do que parece…tipo, no redhat eu instalei blza…é só pegar o drive e ter o kernel-source…no maximo tem que alterar algumas linhas do arquivo de configuração (coisas como algum path)…mas o resto foi tranquilo…agora já em outras distros eu não sei…tow usando slack mas não tentei instalar pq agora tenho broadband…
depois quando tiver em casa posso postar um how-to de como instalar esse modem…
falows
Cara… a única distribuição do linux que consegui instalar o modem HSP56 foi o KURUMIN LINUX.
Tentei de várias formas com Red-Hat, Mandrake, Conectiva e nada…
Mas no KURUMIN deu certo.
Legal, não conheço o KURUMIN, mas já é uma luz!
Sem o som dá pra aturar mas sem internet é f*******.
Pois é cara… é a melhor distribuição para uma placa PCCHIPS
tah aih o tutorial q segui
desculpe se o post ficou mto grande
Instalando modem PcTel HSP56 AMR/HSP56 no Linux
Este tutorial tem como objetivo informar sobre o processo necessario para instalar um modem PcTel AMR/HSP56 em maquinas com Linux.
Para comecar, voce deve ter instalados os pacotes Kernel-Headers e Kernel-Source relativos a sua distribuicao.
Providencie o driver mais atualizado para o modem PcTel, sendo que ate o momento o driver mais atual e o pctel-0.9.6.tar.gz. E importante notar que o driver e feito para o kernel da serie 2.4.x portanto sua distribuicao deve usar essa serie do kernel. Series mais antigas ( 2.2.x ) devem ser atualizadas, se possivel. Caso nao haja possibilidade de atualizar o kernel verifique a possibilidade de obter o driver pctel-0.8.6, mas lembre-se que esse driver nao preve o modem PcTel AMR.
Instalando o PcTel :
Inicialmente voce deve saber que este modem e o som sao totalmente incompativeis entre si, exceto se sua distribuicao for a Mandrake 8.2. Ou seja, ainda nao ha como se usar modem e som em conjunto. Mesmo para uso em sequencia ( modem apos o som ou vice-versa ) certas acoes devem ser tomadas.
No caso do Mandrake 8.2 o som e modem podem ser usados em conjunto devido a modificacoes feitas no kernel, mudancas essas que tiveram de ser abandonadas no Mandrake 9, ja que a distribuicao passou a atender a LSB ( Linux Standarts Base ).
Deve-se garantir que nenhum modulo correspondente ao som seja carregado na inicializacao. Voce pode garantir isso editando o arquivo ‘/etc/modules.conf’ e comentando com # as linhas que carregam os modulos de som ou ainda, recompilando o kernel ( necessario no caso do Debian ), eliminando as referencias aos modulos de som, mas mantendo a carga do ‘soundcore’.
O ‘soundcore’ deve sempre ser mantido pois, sem ele, o som nunca poderia der carregado, quando desejado.
Quanto a instalacao em si: Abra uma console, como root, e digite os seguintes comandos:
- cd /pctel-0.9.6
- ./configure --with-hal=xxx ( onde xxx corresponde ao chipset do modem )
- make
- make install
Se a distribuicao for a Red Hat 8, torna-se necessario um passo a mais, que deve ser executado antes do comando ./configure:
-
Edite o arquivo /pctel-0.9.6/configure e localize a linha que contem
KERNEL_INCLUDES=/usr/src/linux/include e troque esta linha para KERNEL_INCLUDES=/usr/src/linux-2.4.18-14/include. Salve o arquivo.
Se voce usa o Mandrake 8.2, edite o arquivo /etc/modules.conf e acrescente as seguintes linhas ao final do arquivo :
for pctel modem
alias char-major-62 ptserial
below ptserial pctel
country code for pctel modem
options ptserial country_code=33
Estas linhas garantem a carga automatica do modem, durante o boot.
Para as outras distribuicoes o processo de uso do modem e diferente:
-
Abra uma console e, como root, digite:
/sbin/insmod pctel ( se estiver no Red Hat 8 o comando e /sbin/insmod -f pctel )
/sbin/insmod ptserial
O modem encontra-se pronto para uso com seu discador preferido ( kppp, wvdial… )
Apos o uso do modem pode-se digitar ( em uma console, como root ) /sbin/rmmod ptserial, para descarregar o modulo ptserial. O modulo pctel nao precisa ser descarregado pois o mesmo nao interfere com o uso do som.
Caso se deseje utilizar o som, deve-se digitar, como root, ‘modprobe nnnn’, onde nnnn e o modulo correspondente a sua placa de som. Por exemplo, se sua placa de som for uma Sis 7018 o comando seria ‘modprobe trident’. Lembre-se que isto nao e necessario para o Mandrake 8.2.
Apos isso, abra o Control Center, clique em Sound e em Sound Server. Desmarque o box marcado com ‘Start aRts server…’, clique em Apply. Remarque o box e clique em Apply novamente. Isto ira reinicializar o servidor de som. Voce pode testar o som clicando em Test Sound.
Lembre-se de ajustar os volumes do som, com o utilitario Kmix.
Infelizmente, para tornar a usar o modem apos o uso do som, nao adianta usar o comando ‘rmmod’ nos modulos do som que forem carregados. Neste caso deve-se dar ‘logoff’ e resetar o computador pois os modulos do som nao sao totalmente descarregados com o uso do ‘rmmod’.
Este processo foi testado com sucesso em maquina com as seguintes caracteristicas:
- Processador AMD Duron 950, placa-mae m810, som Sis7018 e modem Pctel HSP56 AMR ( Sis7013).
- Distribuicoes: Conectiva 7 e 8 ( incluindo o CL 8++ ); Red Hat 7.2, 7.3 e 8; Debian 3; Slackware 8.1; ELX Linux e Mandrake 8.2 e 9.0
Alexandre Gurgel
Linux Registered User #276616
www.whythe.blogger.com.br
alexandreg66@globo.com
Opa… esse tutorial veio muito bem, precisava disso também Valeu amigão vou testar é já !!!