Dual-boot windows e ubuntu

Saudações amigos… ontem me veio a vontade de instalar o linux em conjunto com que eu já possuía (janelinha) tudo ocorreu bem, entretanto ao reiniciar percebi que ele não pedia qual sys rodar na memória, ele iniciava direto no ubuntu, depois de um pouco de pesquisa descobri que deveria baixar o grub eu fiz porém agora toda vez quando eu inicio caia no terminal gnu grub version 2.02 sistemas linux não são meu forte alguém pode me ajudar?
Tank you.

Qual era a versão do Windows e como ela estava instalada (boot UEFI ou Legacy)? Vendo pelo gerenciador de arquivos do Ubuntu, a partição do Windows (C:) permanece intacta?

Na instalação do Ubuntu, geralmente já tem a opção para configurar o dual-boot. Talvez você tenha pulado essa etapa, o que deixa só o Ubuntu no boot. Há por aí tutoriais de como reparar o boot ou adicionar o Windows no grub, procure por algo como “add windows to grub” . Veja por exemplo https://askubuntu.com/questions/217904/unable-to-boot-into-windows-after-installing-ubuntu-how-to-fix .

Abraço.

Windows 7 o UEFI está desativado sobre a participação eu criei uma para o Ubuntu fui em opçoes avançadas gravei onde tinha espaço livre criei uma area de swap e outra para o ubuntu eu segui esse tutorial : https://www.todoespacoonline.com/w/2015/05/instalar-ubuntu-e-windows-em-dual-boot-guia-definitivo/