Duas dúvidas sobre a prova OCWCD

Bom dia Guj estou com mais dúvidas sobre algumas questão dos assuntos abordados na OCWCD, vamos lá.

1º Dúvida, assunto sobre 3 metodos da interface ServletRequest (getRemotePort() , getLocalPort() , getServerPort())

Na página 123 do livro Servlet e JSP ele aborda o assunto

getRemotePort() = remoto é o cliente
getLocalPort() = diz em qual porta a solicitação foi parar (o servidor encontra uma porta local diferente para cada thread)
getServerPort() = diz para qual porta a solicitação foi inicialmente enviada (solicitação para uma unica porta a qual o servidor está escutando)

Bom , tudo bem eu intendi as explicações do livro , porem na hora de colocar a mão na massa não foi o que aconteceu…

veja:

int portaCliente = request.getRemotePort();
  System.out.println(" SERVLETREQUEST - RemotePort - portaCliente "+ portaCliente);

int portaServidor= request.getServerPort();
  System.out.println(" SERVLETREQUEST - ServerPort - portaServidor "+ portaServidor);

int portaExecucaoProcesso = request.getLocalPort();
  System.out.println(" SERVLETREQUEST - LocalPort - portaExecucaoProcesso "+ portaExecucaoProcesso);

A porta do cliente imprimiu 59684 , tudo bem até aqui.
Já a portaServidor e portaExecucaoProcesso imprimiu ambos 8080, mesmo depois de varias tentativas…

Alguem poderia me explicar o porque?

2º Duvida, assunto sobre ServletConfig.

No livro Servlet e JSP, na pagina 155 o livro cita o seguinte.

Mesmo sabendo que uma JSP é copilada para um Servlet, acredito que nessa afirmação ele fala que o JSP não obtem o ServletConfig.

Já na pagina 159 ele se contradiz

Não intendi a primeira afirmação do livro =S…

Grato

Uma semana depois, ainda sem nenhuma ajuda, venho mais uma vez solicitar um Help dos nossos amigos “gujeiros”