Duas pequenas duvidas acerca de servlets e tomcat

3 respostas
Bruno_Cardoso

Boas!

Antes de mais parabens por este maravilhoso website. Não bastava ser um dos melhores da net, ainda por cima está escrito em português. Não desistam deste projecto.

Agora, as minhas duvidas:

1º Sempre que eu modificar o ficheiro de configuração server.xml do tomcat tenho que reiniciar o servidor?

2º Como faço com que a minha servlet volte a ser carregada automaticamente sempre que a modifico sem que eu tenha que ir ao ‘tomcat manager’ e fazer reload? Eu sei que dá para acrescentar alguns parametros ao ficheiro de configuracao do tomcat mas o que é q tenho quer escrever ao certo? A minha servlet está em E: omcatwebappsMyFirstServletWEB-INFclassesServletsRule.class

Portem-se mal

3 Respostas

Paulo_Silveira

1- sim, sempre que mudar, reinicie. talvez nos futuros 5.x tenha alguma opcao de reloadar o server.xml.

2- edite o seu server.xml, procure o lugar que esta <Context docBase=“blah” …>. Pegue esse Context relçativo ao seu Webapp e adicione reloadable=“true”. Com isso, de 15 em 15 segundos o tomcat verifica se nenhuma classe ou jar foi modificado. se foi, ele troca as classes. Lembre-se que mudancas em atributos, ou remocao de metodos podem acarretar em problemas se voce tiver objetos deste tipo na session, ai voce vai ter de reiniciar o app.

Bruno_Cardoso

Já consegui por os servlets a fazer reload automatico! Agora só falta por os JSPs a correrem também. Eu consigo po-los a correr no directorio ‘examples’ que está dentro do ‘webapps’ mas eu queria em vez disso criar um diréctio novo dentro do ‘webapps’ e correr os JSP a partir de lá, suponho que devo ter que configurar mais um web.xml não ?

Já tive a ver por alto nos tutoriais e acho que não há nenhum sobre JSPs, vou ver o resto do forum pode ser que encontre alguma coisa mas no entanto se alguém quiser dar uma ajudinha é bem vinda.

C

Morcego,

A estrutura básica para uma webapp é a seguinte:

aplicacao/
aplicacao/WEB-INF/
aplicacao/WEB-INF/classes
aplicacao/WEB-INF/web.xml

Suas classes ficam no diretório “classes”, os arquivos html e jsp no diretorio “aplicacao”. basta criar esta pasta dentro do seu webapps que o tomcat reconhece… somente para configurações mais específicas é necessário criar uma entrada no server.xml

Criado 3 de dezembro de 2002
Ultima resposta 18 de dez. de 2002
Respostas 3
Participantes 3