[DÚVIDA] A melhor alternativa para aprender JAVA

10 respostas
FreakyShot

Olá à todos do GUJ,

Primeiramente, gostaria de dizer que este é meu primeiro post no fórum, então desculpem-me se o mesmo estiver postado em área errada. Foi mal mesmo!
Bom galera, eu tenho 15 anos e adoro jogos. Já joguei diversos tipos de jogos. Recentemente eu iniciei um curso de desenvolvimento de jogo, cujo programa utilizado é o UDK (Unreal Development Kit). Sobre o curso não vem muito ao caso agora… mesmo por que minha dúvida é relacionada ao JAVA. Mas acho interessante comentar também que, neste curso, a programação dos jogos é feita no Kismet (Cuja programação tem uma interface visual que facilita bastante as coisas).

Achei muito interessante essa parte de programação do curso. Antes do curso eu já tive uma espécie de contato e aprendizado de Batch Script, uma programação básica mesmo, tanto é que aprendi ela ainda nas comunidades do Orkut (Já faz um bom tempo). Enfim, esse meu contato com programação vem me chamando a atenção, e com o sucesso do jogo Minecraft, me passou pela cabeça querer aprender programação, que me permita desenvolver várias coisas, dentre elas, jogos (Para quem não sabe o Minecraft é um jogo desenvolvido em Java).

O assunto em questão não é Minecraft, ou UDK. Como dito anteriormente, é o JAVA.
Eu me decidi que quero aprender JAVA, por ser uma linguagem muito potente e, acredito eu, bem promissora. Todavia, acredito que ela não seja fácil ao ponto de se aprender analisando os código-fonte das coisas (Aprendi a base de Batch Script assim). Acredito que eu precise de livros, apostilas, ou outro recurso. Mas também acho que não seja necessário um curso de JAVA. Acredito que posso aprender pesquisando, lendo por conta própria.

Mas como estou decidido a aprender JAVA, eu gostaria de começar por um material ideal para iniciantes. Um livro que não seja superficial, mas também que não deixe o aprendizado entediante, monótono. Vendo o fórum, eu vi que tem um livro chamado “Use a Cabeça: JAVA!” (Procurei em português por que meu inglês é intermediário). Mas fiquei sabendo que a tradução dele é ruim, e li relatos que tinha uma parte do livro em que havia uma palavra-cruzada:

Versão Traduzida:

[i]> Dica: Exibe algo.

Resposta: MOSTRARSISTEMA[/i]

Versão em Inglês:
[i]> Dica: Say Something.

Resposta: SystemOutPrint[/i]

Tipo, o livro fez uma tradução de um comando… não estaria errado fazer isso?
Eu procuro um livro de JAVA para iniciantes, e por isso peço a recomendação de vocês!
Já ouvi falar do livro “Como programar” (Deitel)… mas fiquei sabendo que acaba sendo chato de ler, ou entediante, por que muitos dizem que há muita enrolação…
Enfim, agora é com vocês, I need help! :slight_smile:

• Desculpem pela “Wall of Text”.

10 Respostas

wagnerfrancisco

A minha recomendação é o Use a Cabeça mesmo. Os livros da coleção, em geral, são bons e, apesar de uma linguagem coloquial e até divertida, não são tão superficiais.

Você não conseguiria ler em inglês? Se ainda não consegue, um conselho, comece a estudar!

Eu vi superficialmente a versão em português e, aparentemente, não tinha nada tão grotesco. Mas posso estar enganado.

FreakyShot

wagnerfrancisco:
A minha recomendação é o Use a Cabeça mesmo. Os livros da coleção, em geral, são bons e, apesar de uma linguagem coloquial e até divertida, não são tão superficiais.

Você não conseguiria ler em inglês? Se ainda não consegue, um conselho, comece a estudar!

Eu vi superficialmente a versão em português e, aparentemente, não tinha nada tão grotesco. Mas posso estar enganado.

Sim, aparentemente eu também não tinha percebido nenhum erro. Mas como eu fiquei sabendo de uma supostamente tradução “ruim”, procurei reclamações. E ví esse palavra-cruzadas traduzindo um comando… “MOSTRARSISTEMA” tsc… se o livro não tiver uma linguagem muito formal e tudo mais, talvez eu consiga ler ele em inglês. Você sugere esse livro?

erico_kl

tem também as apostilas da Caelum

FreakyShot

Dei uma olhada no site deles… parece ser bom também. Mas vi que tem várias apostilas… você pode me recomendar uma sequência para eu ter um bom conhecimento? Aliás, em algumas delas é ensinado como criar, desenvolver a interface GUI nos programas? (Me desculpem se eu estiver viajando nos termos)

RafaelCassau

Boa noite, o caminho das pedras é grande, mas com muito esforço e empenho você consegue, tenho uma coleção de livros de JAVA e N relatos bons e ruins de varios livros que não possuo porem tenho amigos que possuem, entre tudo posso te dizer sem sombra de duvida, comece pela apostila FJ11 da Caelum, após vá para a apostila de algoritmo e estrutura de dados também da caelum, e assim por diante, espero ter ajudado.

FreakyShot

RafaelCassau:
Boa noite, o caminho das pedras é grande, mas com muito esforço e empenho você consegue, tenho uma coleção de livros de JAVA e N relatos bons e ruins de varios livros que não possuo porem tenho amigos que possuem, entre tudo posso te dizer sem sombra de duvida, comece pela apostila FJ11 da Caelum, após vá para a apostila de algoritmo e estrutura de dados também da caelum, e assim por diante, espero ter ajudado.

Sim… sem dúvidas o caminho é longo… Vou dar uma olhada nessas apostilas e em alguns livros… é meio difícil decidir!
E mudando um pouco de assunto, em relação à faculdade, na opinião de vocês, qual é melhor para aprender e ganhar experiência com programação:

Ciências da Computação
Sistemas da Informação
Engenharia da Computação
Valeu!

erico_kl

cara se você não sabe Orientação à Objetos, comece por aí… (Apostila FJ-11)

Quanto à faculdade, acredito que Ciência da Computação vai te dar mais contato com a programação em si.

RafaelCassau

Realmente amigo, não espere muito de faculdade mais dentre os cursos citados vai por Ciências da Computação, você terá uma noção mais profunda sobre linguagens de programação, toda a teoria que envolve desde desenvolvimento de sistemas até linguagens de programação, mas lembre-se escolha bem a instituição e fique atento a faculdade nunca te dará o peixe e sim te ensinará a pescar, falo isso de experiência própria pois estou no 3 ano de Sistemas de Informação e não aprendi 10% do que realmente sei, pois muita coisa não esperei de faculdade e sim fui atraz de aprender e também muitas das coisas adiquiri com a experiência e com atuação no mercado de trabalho.

wagnerfrancisco

FreakyShot:
wagnerfrancisco:

Sim, aparentemente eu também não tinha percebido nenhum erro. Mas como eu fiquei sabendo de uma supostamente tradução “ruim”, procurei reclamações. E ví esse palavra-cruzadas traduzindo um comando… “MOSTRARSISTEMA” tsc… se o livro não tiver uma linguagem muito formal e tudo mais, talvez eu consiga ler ele em inglês. Você sugere esse livro?

Quando eu li este livro eu já programava há um tempo em Java, entretanto ele me pareceu bom. Quando eu comecei eu li partes do livro do Deitel, mas não havia gostado muito não.

Inicialmente o importante é você focar em resolver exercícios simples, entender estruturas condicionais, de repetição, como funcionam variáveis, tipos, referências, etc. Neste ponto, a linguagem é apenas um meio, você não precisa conhecer muitos recursos dela. Interface gráfica e recursos mais avançados você deixa um pouco mais pra frente, vai ser mais tranquilo!

J

Olá
Também sou iniciante em Java e digo ela é difícil e verboragica.
O estudo dela se dará em camadas.
Assim, minha sugestão é começar pelo Use a cabeça!, que dará uma boa mastigada nesse tema.
A partir dela, vc já saberá o que procurar.
Mas, sugiro vivamente, leia a documentação da API Java (em inglês) que for usar. Acostume-se desde já a entendê-la e consultar. Tudo está lá.
Boa sorte.

Criado 11 de agosto de 2012
Ultima resposta 12 de ago. de 2012
Respostas 10
Participantes 5