Dúvida "abstrata" sobre jogo feito em java

Galera, eu gostaria de fazer um jogo 2D que seria nos moldes do Ball2d (não tão com os gráficos elaborados) ou Haxball, acho que eles são P2P, um jogador cria a sala e o pessoal se conecta a ela. É possível fazer um jogo parecido no Java? Caso eu implementasse um sistema de contas, como que eu faria? Obrigado galera, dependendo do andamento do tópico eu vou colocando mais dúvidas que tenho :slight_smile:

[i]Sobre os jogadores se conectarem acho que Socket, n sei se existe um forma melhor em Java.
Sobre o sistema de contas acho JPA, Hibernate, ou até msm JDBC já resolve.

E infelizmente Java não é uma boa escolha de linguagem pra se criar jogos, pelo que li.
[/i]

Teria facilitado um pouco mais se você descrevesse que jogos são esse ou tivesse colocado os links para eles:

Sim, é possível fazer um jogo parecido em Java. É claro que você provavelmente se depare com algumas das características da plataforma, que podem dificultar certas partes do seus desenvolvimento.

Os jogos que você postou são webgames (rodam dentro do browser). Em Java, (obs: não sei se com Java FX2 é diferente) para fazer tal coisa você precisará recorrer a applets, que não são uma solução muito popular hoje em dia. A parte de backend (servidor, gerenciamento de contas, conexão entre os jogadores) pode perfeitamente ser feita em Java, que trabalha bem com as tecnologias necessárias para tal. Um sistema de contas, dependendo da complexidade que você quer ter, pode envolver um banco de dados simples a um sistema inteiro para gerenciar rankings e outras coisas.

Não é que não seja possível, mas para a parte de gráficos de alto nível(2D ou 3D) há soluções mais adequadas disponíveis (como a Unity, que foi usada nesse Ball2D). Nada impede a criação de um jogo simples em Swing ou coisas mais avançadas como o que é possível pela JMonkeyEngine. Veja, por exemplo, o JMario, do davidbuzatto. Mas, de fato, multimídia e jogos nunca foram o forte do Java.

Abraço.

Então pessoal, conforme vocês já comentaram e também vi por ai que Java não é uma das linguagens mais indicadas para jogos, mas pelo fato que estou aprendendo Java tem algum tempo, queria unir o útil ao agradável. Não queria fazer um jogo com os gráficos tão elaborados do Ball2D, que usa o Unity, queria fazer um jogo que não fosse no browser, então não seria o caso usar applet. Dá pra fazer um jogo sem ser para browser nos moldes desses? À la Minecraft, que é rodado por fora. Me ater apenas nos gráficos 2D, não entrando em coisas mais complexas como o 3D. Vocês têm alguma sugestão de livros relacionados a 2D, banco de dados (que eu não sei nada, mas que vou precisar para um sistema de contas) e etc? Tem mais algum assunto ou recurso que esses jogos precisam e que eu não falei, que vou precisar para desenvolver esse tipo de jogo? Obrigado :slight_smile:

É perfeitamente possível fazer um jogo em Java sem ser applet (viu o exemplo do JMario que postei antes). Gráficos 2D são perfeitamente possíveis de serem feitos em Java. Dê uma lida nos tutoriais do http://www.pontov.com.br/site/index.php/java, onde você pode ver dicas importantes para esse desenvolvimento. Acho que, sendo um jogo 2D, você terá mais trabalho com a parte de comunicação entre os jogadores (o que provavelmente requisitará um servidor centralizado) do que com os gráficos.

Abraço.

É possível sim. Não é a melhor plataforma, mas para estudos o Java mais do que atende.

Pessoal, vocês não tem nenhuma dica ou “caminho” para começar a estudar banco de dados? Não sei nada de nada.

[i]Não sei se posso postar o link, mas aqui tem um gratuito, no apostilando tbm deve ter muitas apostilas fora aquela pesquisada marota no tio google :wink:

Boa sorte ae
[/i]