Duvida. AJax4jsf X RichFaces X Apache Trinidad Padroes?

Ola galera, queria tirar algumas duvidas a respeito das frameworks acima.

Primeiro Ajax4Jsf e RichFaces agora é um só ou sao projetos distintos ? O que tem em cada um deles ??

O trinidad é a implementação do antigo Oracle ADF junto ao MyFaces certo ?

Blz, AJax4jsf, RichFaces e Apache Trinidad implementam JSF 1.2 ?

Eles sao cheios de componentes especificos como a parte de ajax certo ?

Entao deduz se que se eu usar por exemplo os componentes do RichFaces que nao sao da SPEC do JSF, esses so funcionam com esta implementação correto ?

Impressao minha ou cada dia que passa isso faz com que a utilização fique cada dia mais amarrada a implementçoes especificas?!!

Eae

O richfaces utiliza ajax4jsf nos seus componentes, e eles são projetos distintos.
o Trinidad é o antigo ADF que foi doado à apache e esta em imcubação.
Eu utilizei eles com a implementação do myfaces (que é da spec 1.1) e não tive problema nenhum. Se não me engando eles funcionam com a implementação 1.2.

Abraço
Ferry

Como assim vc utilizou eles com a implementação do myfaces ??
Vc ta dizendo que usou richfaces e ajax4jsf com implementação my faces ou Usou o ADF Faces com implementação MyFaces ??

Utilizei os 3 com a implementação do myFaces.

Ferryman,

Eu não consegui utilizar o RichFaces. Enquanto estava utilizando o Ajax4JSF, o projeto rodava normalmente, mas depois que acrescentava os jars do richfaces e a configuração no web.xml, parava, dava erro e não rodava. Inclusive, segui as especificações no Developer Guide do RichFaces.

Preciso acrescentar algum outro jar ou teria uma dica pra me ajudar?

Valew.