Dúvida ao chamar página com uma informação a mais

Ae galera…olhem só…sabe aquelas páginas onde quando agente erra a senha, a mesma página de login é chamada mas com uma informação a mais tipo “Senha ou login invalidos”…ou quando no cadastro vc coloca alguma informação invalida e o sistema diz quais os campos errados…eu queria fazer isso no meu sistema mas não tenho ideia como fazer…quem souber…por favor…me ajudem…

VALEUUUU

É bem simples, basta que durante a tentativa de login você salve a mensagem de erro no objeto request, pode ser dessa forma:


String erro = "Falha durante autenticação! Verifique seu usuário senha.";
request.setAttribute([color=darkblue]"msg_erro"[/color], erro);

Após isso, você deve direcionar para a página de login.

Daí, na página de login, você faz o seguinte (no trecho onde vc quer que a mensagem apareça):

<%
String msg = "";
if( request.getAttribute([color=darkblue]"msg_erro"[/color]) !=null ){
   msg = request.getAttribute([color=darkblue]"msg_erro"[/color]).toString();
}
%>

<%=msg %>

Espero que ajude…
:wink:

Evite scriplets jogue a mensagem no request e obtenha mais ou menos assim:

JSP
De

<%
 String msg = "";
 if( request.getAttribute([color=darkblue]"msg_erro"[/color]) !=null ){
    msg = request.getAttribute([color=darkblue]"msg_erro"[/color]).toString();
 }
 %>

Para

<c:if test="${not empty msg_erro}">
	${msg_erro}
</c:if>

Vc utiliza algum framework tipo struts? Se sim, vc pode utilizar as facilidades dele para fazer a validação. Me diga qual vc utiliza para ver se eu posso ajudar.

Falow ae.

oba…valeu pelas dicas…Guto, estou por fora sobre assuntos relacionados a Frameworks…não sei se estou utilizando…estou usando o JBoss(Que eu creio que é um servidor de aplicação)…vou utilizar as dicas do bernardo e do pedrosa…apesar que não entendi muito bem esse código do pedrosa…hehe, foi mal…mas enfim, valeu muito a ajuda de vcs galera…

FUIIII