eu criei um projeto chamado EstudoGWT pelo Eclipse e eu consigo acessar/criar widgets na pagina incial ( que o eclipse criou) . Porem, quando eu criou uma segunda pagina chamada (SegundaPagina.html, SegundaPagina.java) e insiro widgets nela do mesmo modo que eu fiz com a primeira não funciona. Obs: eu inclui relacionada a essa segunda pagina.
Alguem sabe porque quando eu acesso ela pelo navegador não apresenta os widgets que eu criei ?
Outra duvida, eu criei uma classe pojo e tentei realizar uns teste com esse pojo…porem toda vez quando eu compilo…ocorre um erro, alguem sabe me dizer por que ? como eu crio um pojo em um projeto gwt ? qual seria a pasta correta para criar esse pojo ?
Amigo, EntryPoint é , como o nome sugere, o ponto de entrada e só deve existir um.
É o método inicial que o gwt executa ao carregar o sistema, é dalí que ele parte.
A partir daí você não escreve mais nenhum arquivo html .
Todo o resto será gerado automaticamente pelo compilador gwt, você deve cria-los programaticamente e também usar em conjunto o UIBinder, pra ter uma divisão melhor dos layouts de páginas.
O que quer dizer com pojo especificamente?
Digo, eu sei o que é um pojo, mas as informações que você forneceu foram muito escassas e não da pra adivinhar qual problema você pode estar enfrentando.
Bom, você já estudou como funciona o compilador gwt para javascript?
Sabe aquele arquivo *.gwt.xml? Então, nele tem alguns configurações que dentre elas são os diretórios que serão “convertidos” para js.
Por default é o pacote e sub-pacotes do “client” (tem um package client ai, pode procurar).
Também tem o package “shared”, onde talvez seja mais adequado colocar o seu pojo.
Mas o que importa é posiciona-lo corretamente, para que o compilador gwt o interprete.
Sugiro mais leitura teórica do gwt, ele tem algumas coisas diferentes, como as dúvidas postas daqui, que poderiam ser sanadas assim.
Abraços!
vinihds
Para finalizar…com GWT eu consigo utilizar normalmente Hibernate e Spring ?
Obrigado pela ajuda !!!
Tchello
GWT é só a view e controler, o que fará do lado do servidor independe dele.
Se você fez a lição de casa direitinho na separação de responsabilidades dane-se se o back-end usa hibernate, iBatis, ejb e o escambal. A view não tem nada que saber disso.
Há projetos interessantes como o Spring roo, mas não sei ao certo como funciona.
Também há projetos como hibernate for gwt, algo assim, mas particularmente não sou adepto dessas misturebas com frameworks de view… a impressão que tenho é que gera uma altíssimo acoplamento entre as camadas, se é que há divisões nesses casos.
vinihds
Valeu Tchello pela ajuda !!!
vinihds
Tchello, você comentou que o UiBender é utilizado pra “ter uma divisão melhor dos layouts de páginas”. Isso seria para ter uma melhor divisão das camadas…corretos ? Caso eu já faça essa divisão de modo correto, ainda existe mais alguma utilidade para o UiBinder ? Ele agiliza o desenvolvimento ?
Obrigado.
vinihds
vinihds:
a “ter uma divisão melhor dos layouts de páginas”. Isso seria para ter uma melhor divisão das camadas…corretos ?
****isso seria para ter uma melhor divisão das camadas…separar melhor a camada de negocios da camada de apresentação