Pessoal estou estudando para o exame OCJP 1.6.
Porém não consegui entender porque esse codigo não funciona alguem pode me ajudar?
import java.util.*;
class Doctor{
public void tratarAnimal(List<? extends Animal> animals){
animals.makeNoise();
}
}
class Animal{
public void makeNoise(){
System.out.println("Animal");
}
}
class Dog extends Animal{
public void makeNoise(){
System.out.println("DOG");
}
}
class Cat extends Animal{
public void makeNoise(){
System.out.println("Cat");
}
}
public class TestClass{
public static void main(String [] args){
ArrayList<Dog> dog = new ArrayList<Dog>();
ArrayList<Cat> cat = new ArrayList<Cat>();
dog.add(new Dog());
cat.add(new Cat());
new Doctor().tratarAnimal(dog);
new Doctor().tratarAnimal(cat);
}
}
Vc tá chamando o makenoise do objeto animal. Só que animal é List e lista não estende animal e sim o seu tipo parametrizado.
Na vedd nao entendi o que vc ta querendo fazer .
Veja bem, dentro da classe Doctor temos o método tratarAnimal. Este método recebe um list<? extends Animal>. Logo após ele chama um método de um objeto dentro de tratarAnimal.
Qual é o tipo deste objeto?
Este objeto possui este método que está sendo chamado?
O problema tem realmente algo a ver com o coringa do Generics?
Observe isso, nunca fiz o exame, mas sei que eles capricham na hora de gerar um código que não compila devido a outros problemas para pegar na sua atenção.
Vejam o que eu tentei testar com esse codigo e passar um list poliformico assim, poderia passar qualquer tipo parametizado que estendesse animal como ex: e seria possivel no metodo chamar o metodo makenoise que foi implementado em animal por isso tanto Dog quanto Cat teria como chamar esse metodo.
Por exemplo esse trechos de codigo usa o mesmo conceito e funciona:
public void addAnimal(List<? super Dog> dog){
dog.add(new Dog());
}
public void showAnimal(List<?> a){
int size = a.size();
System.out.println(size);
}
}