Boa noite pessoal, estou fazendo um jogo desktop para um projeto da faculdade… mas algumas coisas que estou tentando implementar ainda nao aprendi, entao estou pesquisando por conta propria.
Estou precisando de uma ajuda com Socket e Thread… já fiz a comunicação cliente-servidor e tal, mas queria saber como fazer o servidor enviar mensagens para apenas alguns clientes.
Procurei pelo forum mas nao axei exatemente a soluçao pra minha duvida… nao tenho muito conhecimento sobre esse assunto pq soh vou ter essa materia proximo semestre… mas tenho grande interesse em aprender.
Dúvida aplicação Cliente-Servidor
1 Resposta
Oi, que tipo de jogo é?
O primeiro passo é montar um protocolo:
http://www.guj.com.br/posts/list/136538.java#735860
Nele, você irá definir que mensagens o servidor trocará com o cliente, qual é o seu conteúdo, e como cada parte fará para decodificar essa mensagem. No caso de jogos, eu recomendo fortemente um protoloco binário, a menos que seja um jogo de tabuleiro.
Depois, do lado do seu servidor, você terá que criar um Map, que relaciona cada cliente a um identificador. Isso facilita muito na hora de enviar mensagens para um cliente específico. Outra opção é criar listas de sockets, de acordo com a necessidade. Fica difícil te dar uma solução mais específica, pq vc não descreveu nem o tipo de jogo, nem o tipo de problema que quer resolver.
Criado 5 de novembro de 2009
Ultima resposta 5 de nov. de 2009
Respostas 1
Participantes 2