Pessoal, estou quendo me aprofundar no desenvolvimento web, pois futuramente terei q desenvolver um portal aqui na empresa usando o seam e gatein. Andei estudando os seam, mas ele me parece ser bem avançado para o conhecimento que tenho (servlets e jsp) para web, entao resolvi estudar novamente do basicao para web, to estudando em cima da apostila da caelum fj21. Esse é o melhor caminho? sei q servlets nao se utiliza mais diretamente… vale a pena investir mais profundamente nisso? o que aprendi na faculdade praticamente nao seguia nenhum padrao de projeto…
Ou seria melhor estudar já algum framework mais fácil / simples? qual seria o ideal para trabalhar/aprender anotations, design patternes…
Servlets e JSP são a base de tudo. É importante conhecer como as coisas funcionam, pois é exatamente isso que os frameworks usam por baixo. Claro que você não vai precisar fazer um ERP usando Servlets pra aprender. Na verdade, estude o suficiente pra entender como as coisas funcionam, e depois parta pra um framework action based: VRaptor é uma opção fantástica.
Depois procure conhecer JSF (component-based), pois é o que você vai utilizar quando partir pro Seam.
Seguindo as apostilas da Caelum, você vai ter excelentes trilhos(rails) pra percorrer.
Estude HTML + Javascript para ter uma boa base depois parta para Servlets e JSP, assim que tiver uma boa base nisso comece a estudar os frameworks MVC como Struts, Spring MVC etç.
realmente nao usamos Servlet no dia a dia (as vezes nem JSP), mas é fundamental conhece-los para ter um total entendimento da ferramenta que voce vai usar (seja JSF, seja um framework action based)
Quando eu comecei a trabalhar com java web me jogaram JSF nos peitos e disseram pra mim desenvolver.
Aprendi JSF e fiz o trabalho, mas depois tive que voltar pra base, pra saber como as coisas funcionavam.
Se tiver tempo, vá pelo caminho certo, do básico pro avançado.
Se não tiver tempo…
muito obrigado pessoal!
eu já tenho conhecimento de html, javascript, servlet e jsp… nos dois últimos eu sei bem pouco, cheguei a fazer um sistema de conssercionária pra faculdade mas muito básico e sem usar mvc nem framework algum…
Vou continuar pelo básico, fazer algumas coisas no jraptor e dali passar pro seam…