[Dúvida]Arquivo .properties

7 respostas
victorgilc

Olá pessoal, boa tarde!

Como uso arquivos .properties no java?

vlw!

7 Respostas

romarcio

Aqui no Guj tem um artigo sobre esse assunto: http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=35

leo_mf

Properties prop = new Properties(); prop.load(new FileInputStream("arquivo"));
dentro do arquivo tem que ter:
chave = valor

exemplo

nome.botao.confirmar = Confirmar

victorgilc

OK, mas eu não entedi mto bem a finalidade desse tipo de arquivo…

marcelo.bellissimo

victorgilc:

O uso mais frequente que eu vejo é internacionalização… por exemplo, um arquivo pra português e outro pra ingles… ambos terão a mesma chave, porém valores diferentes…

Exemplo, meu sistema web é iniciado e na página inicial tem um “Bem-vindo”… você vai escrever isso “hard-coded”, fixo no código? Jamais! Use um properties… e use um framework que aceite tal, tipo Struts, por exemplo… e na página, ao invés de você escrever o “Bem-vindo” você manda exibir o valor da chave correspondente…

romarcio

marcelo.bellissimo:
victorgilc:

O uso mais frequente que eu vejo é internacionalização… por exemplo, um arquivo pra português e outro pra ingles… ambos terão a mesma chave, porém valores diferentes…

Exemplo, meu sistema web é iniciado e na página inicial tem um “Bem-vindo”… você vai escrever isso “hard-coded”, fixo no código? Jamais! Use um properties… e use um framework que aceite tal, tipo Struts, por exemplo… e na página, ao invés de você escrever o “Bem-vindo” você manda exibir o valor da chave correspondente…

Além da internacionalização, também é bem comum o uso para setar configurações, como usado com o Hibernate.

Criando esse tipo de arquivo, vc não deixaria valores fixos no código e sim os setaria pelo arquivo.properties. Caso faça uma aplicação em que precisa setar uma url de coneão por exemplo, mas em cada PC seria usada uma diferente, vc poderia criar esse arquivo, e só alteraria a url no arquivo e não precisaria assim, modificar o código.

victorgilc

Você poderia me dar um exemplo desse para setar configurações?

romarcio

No link que eu postei tem um exemplo, da uma olhada.

Criado 24 de novembro de 2010
Ultima resposta 24 de nov. de 2010
Respostas 7
Participantes 4