Duvida Banco de dados

Boa tarde. galera seguinte.

tenho um software online onde os clientes pagam mensalidade deste software…

minha duvida é a seguinte quando é criado um novo usuário eu preciso ter uma base nova no banco para este usuário, ou vou ter q fazer para todas as tabelas um campo indicando para qual usuário aquele tipo de dado pertence.?

[quote=michelorth_92]Boa tarde. galera seguinte.

tenho um software online onde os clientes pagam mensalidade deste software…

minha duvida é a seguinte quando é criado um novo usuário eu preciso ter uma base nova no banco para este usuário, ou vou ter q fazer para todas as tabelas um campo indicando para qual usuário aquele tipo de dado pertence.?[/quote]

Credo, você vai ter no máximo 100 clientes? Imagine ter 5000 tabelas no seu banco.

Eu recomendaria gerar um DB para cada usuário.

  • Imagine que por algum motivo o usuário não queira mais usar seu sistema e te peça todas as informações, aí você teria que ficar gerando relatórios para ele sem custo adicional, porque as informações contidas no seu banco pertence a ele, e vá por mim isso qualquer Juiz da ganho de causa, caso o banco seja dele, entrega o sql que aí já ta tranquilo.
  • A manutenção fica mais segura, imagine se seu SUPER BANCO para, todos esses clientes e sistemas ficam sentados esperando e te ligando e mandando e-mail no domingo a noite.
  • O cliente cri cri, acha que outros usuários também irão ver as informações dele e aí já viu.

Tem hospedagem aí que cobra R$1,00 por mês para criar novos bancos além dos contratados, vale a pena já que está faturando com isso.

Espero ter ajudado!

mdbatera pow obrigado me ajudou muito