Duvida Banco de dados

e ai galera blz

consegui meu primeiro projeto freelancer.

estou com uma duvida em relação a parte de banco de dados

o sitema sera utilizado em 5 maquina tem como eu fazer com que os 5 acessem o banco no servidor eu posso colocar o banco (Mysql) numa dessas maquinas e fazer com que os outros se conectem via rede?

isso seria o mais provavel ne?
ou tem outra forma melhor de fazer isso

obrigado

Ola,

Qualquer maquina que tenha o MySQL server instalado podera ser o servidor.

So uma coisa, coloque o BD de preferencia na mais parrudona.

Valeu.

Sim e deve!

É só questão de escolher o servidor e configurar na aplicação o endereço do banco de dados pela rede.

Uma coisa um pouco mais avançada, mas que já pode entrar para o seu estudo: e se essa máquina com o banco de dados quebrar? Todas as outras ficaram paradas? Como faria para contornar isso?

Ah, pode ser que você não se importe, mas o MySQL só é grátis para projetos de internet e projetos open-source. Projetos comerciais diversos, é paga a licença. Caso queira um banco de dados que seja realmente grátis, pode procurar o PostgreSQL e o Firebird. Caso queira um em Java para já começar a pensar em “embarcar” o seu banco, tem o H2Database.

Até!

Mas que coisa mais maquiavelica, hehehehe. Aí judia né!

Porra dessa eu nao sabia valeu pela dica
eu ia usar Firebird mas tem um modulo web e o servidor do cliente so aceita mysql e postgree.
Vou ficar com o PostegreSQL mesmo o que acham?

o problema é que tem dados para serem inseridos que dependem de outros entao se nao for em tempo real estou perdido.

caso ela quebre ai fudeu, vai ter q ficar um tempo parado para se restabelecer.
Mantenho um backup em outra forma de armazenamento.

Uma solução ( ruim, diga-se de passagem ) mas fácil de se aplicar é todas as maquinas terem um sgbd instalado e cada uma ter uma lista de ips preferenciais. Quando o primeiro não está ativo, abre-se conexão com o próximo e assim por diante. Quando houvesse uma alteração, faz-se uma replicação com um pouco menos de prioridade. Como você não garante que a máquina onde vai ficar o SGDB principal é confiável ( se usuário toca o dedo, esqueça ), a melhor garantia de não parar é fazer esse esquema em anel. Mas isso são divagações.

Até!