Olá pessoal, Eu pretendo fazer um sistema de controle de safra em java web para meu TCC e na minha mente, pensava que eu poderia acessar esse sistema tanto em computadores quanto em outros dispositivos móveis como tablets e smartphones mas a minha orientadora me questionou isso.
É possível acessar o mesmo sistema em vários dispositivos diferentes ou teria que ter várias versões ou fazer modificações? Alguém poderia me explicar sobre isso? ou Indicar algum material ou site que eu possa ler? Obrigado!
[quote=jpedr0]Olá pessoal, Eu pretendo fazer um sistema de controle de safra em java web para meu TCC e na minha mente, pensava que eu poderia acessar esse sistema tanto em computadores quanto em outros dispositivos móveis como tablets e smartphones mas a minha orientadora me questionou isso.
É possível acessar o mesmo sistema em vários dispositivos diferentes ou teria que ter várias versões ou fazer modificações? Alguém poderia me explicar sobre isso? ou Indicar algum material ou site que eu possa ler? Obrigado![/quote]
Depende da tecnologia que você vai utilizar… JAVA WEB pode ser muita coisa hehehe…
Se você usar JSF por exemplo, sim… a saída é html + javascript e roda em tudo… Se você usar Adobe Flex, que gera flash, já não roda muita coisa, ainda que seu backend seja Java…
Eu aconselharia Primefaces (primefaces.org) para componentes visuais…
Vai rodar, porém se você quiser algo ainda mais específico pra mobile (telas realmente ajustadas pra dispositivos móveis), tera que fazer uma interface a parte… senão tem q ficar dando zoom in e zoom out pra usar o sistema… porém ainda na interface padrão roda simmm… isso eh soh pra ficar ainda melhor, mas penso que pra TCC não seria tão necessário…
Primefaces também tem um pacote específico pra mobile, e é muito simples de usar…
Obrigado pela resposta Rodrigo…é exatamente utilizando jsf e primefaces que eu estou aprendendo. Então utilizando essas tecnologias, meu sistema poderá ser acessado de qualquer tipo de dispositivo?
[quote=jpedr0]Obrigado pela resposta Rodrigo…é exatamente utilizando jsf e primefaces que eu estou aprendendo. Então utilizando essas tecnologias, meu sistema poderá ser acessado de qualquer tipo de dispositivo?
[/quote]
Sim senhor… tente usar o mínimo que puder de javascript, pois existem certas particularidades em cada navegador… mas de modo geral, pode usar JSF + Prime tranquilo que vai funcionar sim…