Dúvida básica de quem está começando a trabalhar com XML

oiiiii, por favor, podem me ajudar de novo???

estou estudando muito sobre xml, fazendo algumas coisas para acelerar meu aprendizado, pesquisei no guj tambem mais agora so fiquei mais confusa com as diferencas entre XSD, XSTL, XSL, XML Schema, XHMTL, XML, JAXP, JAX, JAXB… por favor, nao precisa responder todos… qual souber ja vai me ajudar e muito… minha duvida maior quase total esta nos que estao em negrito.

sera que jaxb e o jaxp sao a mesma coias?

na veradade eu sei mais ou menos o que cadsa um siginfica mas nao sei quando faço comparacao de cada um com o outro

[quote=mariazinhahappy]oiiiii, por favor, podem me ajudar de novo???

estou estudando muito sobre xml, fazendo algumas coisas para acelerar meu aprendizado, pesquisei no guj tambem mais agora so fiquei mais confusa com as diferencas entre XSD, XSTL, XSL, XML Schema, XHMTL, XML, JAXP, JAX, JAXB… por favor, nao precisa responder todos… qual souber ja vai me ajudar e muito… minha duvida maior quase total esta nos que estao em negrito.[/quote]

Vamos por partes, acredito q tu tenhas pesquisado, todavia não consolidou a “sopa de letrinhas”, vou tentar clarificar:

O HXML é uma padrão do W3C q obriga a seguir as regras do tipo abriu tag fechou tag;

XML Schema vc define um layout de XML e qdo for criar novos seguiram o formato;

XML a partir de tags personalizaveis é possível estabelecer um padrão para armazenar dados utilizando nós;

JAXB, se já ouviu falar no XStream, vai entender que a idéia é a mesma (Serialização|Deserialização XML);

JAXP
XSD
XSTL
JAX

Até sei, mas é difícil conceituar rs…

Someone in there could help us? LOL :smiley:

Ah e com certeza o tratamento de erros do JAXB é melhor que o XStream…

Já arriscou colocar no Google cada uma das siglas individualmente? Em geral, nos primeiros resultados você consegue a resposta para os significados…

Quanto a segunda pergunta (jaxb x jaxp), não são a mesma coisa. ( http://stackoverflow.com/questions/2801502/what-is-the-difference-between-jaxp-and-jaxb )