Dúvida básica null

Olá pessoal tenho uma variável string que tem o valor null, gostaria que esta variável recebesse o valor vazio, mas não estou conseguindo. Veja como fiz:

[code]if(str == null)
str = “”;

e

if(str.equals(null))
str = “”;
[/code]

Mas não dá certo.

Se alguém tiver alguma sugestão agradeço!!!

Quando vc declarou a variável str foi atribuido o valor null a ela?

Eu testei aqui é funcionou com o if acima, só que atribuí o valor null a variável str antes, dá uma olhada para ver se é isso realmente, blz??

Até, Filipe.

Olá Phill!

Deixe eu explicar melhor.

Tenho um textfield que recebe uma data, a variável str recebe o conteúdo do textfield. Eu converto essa data para o formato 2007-03-30 para poder verificar se existe no banco de dados. Quando não passo nenhuma data a variavel str fica com valor null, daí faço a comparação:

if(str == null) str = "";

Quando faço no passo a passo o valor passado para a variável é null. Quando peço para escrever o valor da variável e ela escreve null, mas quando faço a comparação é como se não tivesse null. Se coloco str != null dá certo. Mas daí sempre que tiver uma data será atribuída vazio.

O que estou fazendo de errado? Ex
Obrigada

[quote=“mrsilvap”]Olá Phill!

Quando não passo nenhuma data a variavel str fica com valor null, daí faço a comparação:
[/quote]

A variável str sempre recebe o valor do JTextField, não é mesmo? Como citado acima, a variável str fica nula se não é digitado nada no JTextField? É isso que está acontecendo realmente? Caso sim vc poderá fazer a comparação da seguinte forma:

if(meuTextField.equals("")) { //O campo JTextField está em branco str = ""; }

Caso não for este o problema, posta a parte do codigo para ser analizado, blz???

Até mais, Filipe.