Dúvida básica relacionada a try [RESOLVIDO]

5 respostas
sinister182

Boa tarde galera, estava vendo como fazer conexão ao banco de dados e encontrei o seguinte código na internet:

static { try { Class.forName("org.postgresql.Driver").newInstance(); } catch (InstantiationException e) { e.printStackTrace(); } catch (IllegalAccessException e) { e.printStackTrace(); } catch (ClassNotFoundException e) { e.printStackTrace(); } }

e fiquei com a seguinte dúvida: Por que a pessoa utilizou o try dentro de um bloco static ?

Agradeço a todos
[]'s

5 Respostas

A

de uma olhada neste site, está em inglês, mas dá para se ter uma noção do que se trata

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/essential/exceptions/try.html

o try sempre vem acompanhado de um catch, é bem util para segurar erros, ainda não sei mto sobre isso ainda

Abraços

sinister182

O funcionamento do try / catch /finally eu entendo mas não consegui ainda ententer o motivo de se ter aquele static antes do try. Muito obrigado pelo material andre.froes

edmarr

Olá ,

creio q a classe deveria estar assim .

class Conexao{	
static {
		try {
			Class.forName("org.postgresql.Driver").newInstance();
		} catch (InstantiationException e) {
			e.printStackTrace();
		} catch (IllegalAccessException e) {
			e.printStackTrace();
		} catch (ClassNotFoundException e) {
			e.printStackTrace();
		}
	}
}

Ele simplesmente nao queria ficar instanciando cada objeto para connectar ao banco

marcosharbs

esse static ali é um bloco static na verdade, se não cada vez que vc instanciasse a classe conexão teria que fazer a conexão com o banco,
com o bloco static ele carregará apenas uma vez na memória

sinister182

marcosharbs:
esse static ali é um bloco static na verdade, se não cada vez que vc instanciasse a classe conexão teria que fazer a conexão com o banco,
com o bloco static ele carregará apenas uma vez na memória

Muito obrigado mesmo pela resposta marcosharbs, exatamente isso que eu precisava fazer e exclareceu perfeitamente minha dúvida

Agradeço a todos que me ajudaram

Abraços
[]'s

Criado 28 de setembro de 2009
Ultima resposta 28 de set. de 2009
Respostas 5
Participantes 4