Fala aí galera!
Sou iniciante em java e tenho uma dúvida:
Estou estudando Deitel e nos exemplos de programas ele coloca as {} sempre em linhas separadas, mas na grande maioria dos autores e na facul mostram com as {} no final da linha.Por exemplo
class Exemplo{
}
ou
class Exemplo
{
}
qual a forma ideal?
[quote=guigomarcelino]Fala aí galera!
Sou iniciante em java e tenho uma dúvida:
Estou estudando Deitel e nos exemplos de programas ele coloca as {} sempre em linhas separadas, mas na grande maioria dos autores e na facul mostram com as {} no final da linha.Por exemplo
class Exemplo{
}
ou
class Exemplo
{
}
qual a forma ideal?[/quote]
É como vc gostar mais. É uma convenção que as equipes fazem, nada mais.
Os padrões de codificação da Sun quando lançou o java era para usar do primeiro jeito. Não sei se a Oracle continuou com isso, mas eu acho o jeito mais simples de ler.
O pessoal do C# gosta de usar a segunda forma… acho que para serem diferentes, porque torna o codigo muito maior sem necessidade.
Outra dica é nunca usar isto :
if (condicao)
façaalgo();
e sempre
if (condicao) {
façaalgo();
}
quando só ha uma instrução no if ou no for, vc pode não usar chaves. Mas isto é altamente não recomendado porque torna o codigo mais dificil de ler e a manutenção pior.
Mas a posição da chave inicial é a critério da equipe, com as recomendaçõe que citei.
Faça como achar o código mais claro para você, e não se preocupe muito com isso, pois caso necessário as IDE’s como Eclipse e Netbeans podem reformatar da forma que preferir.