Dúvida Básico Mysql

5 respostas
R

Estou estudando java, e estou começando agora na parte de banco de dados.
Porém sou totalmente leigo em banco de dados.

Pesquisando pelo fórum, e apostila da Caelum, peguei esse exemplo para conexão com o banco de dados.
Mas minha dúvida não está muito relacionada ao Java, e sim ao Mysql.

import java.sql.*;

public class JDBCExemplo {
	public static void main(String[] args) {

Connection con;
		try {
			con = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/Dados/");
			System.out.println("Conectado!");
			con.close();
		} catch (SQLException e) {
			e.printStackTrace();
		}
	}
}
Nessa linha:
con = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/Dados/");

localhost --> É qual parte do computador? Como faço pra descobrir?
Dados --> É o nome do banco de dados, mas como sei que ele está la existe algum arquivo?

Ontem havia baixado, o Mysql e instalado, mas não tive muito sucesso.
Agora estou com o Wamp rodando online, o serviço do Mysql iniciado, mas dá erro quando compilo o código acima.

5 Respostas

alucardeck

localhost eh uma variavel q aponta para sua propria maquina (IP)
no caso 127.0.0.1…

ou seja… vai se conectar na pasta Dados do MySQL… do seu proprio computador…

se for um aplicativo na web… vai usar o banco de dados do servidor onde o comando esta sendo executado…

bosnic

Hmmmmmmm,
olha só. localhost é o lugar onde você coloca o endereço IP ou o nome do servidor. Nesse seu exemplo como você está conectando no servidor local, ou seja, o banco de dados roda na mesma máquina onde vai rodar o programa Java, você usa denominação ‘localhost’. Isso é algo nativo do protocolo IP e define a própria máquina, apontando para endereço 127.0.0.1. Você pode usar 127.0.0.1 no lugar de localhost que dá na mesma, uma vez que os dois se referem à própria máquina. se o banco de dados rodasse numa máquina remota, ai você colocaria o IP ou o nome dessa outra máquina, por exemplo, 192.168.0.10. Quanto a bancos de dados disponíveis, seria interessante você usar algum software para gerenciar o teu servidor mysql, no próprio site tem ferramentas gratuitas para baixar e funcionam no windows e no linux. essa ferramenta vai te mostrar os bancos existentes e você vai poder criar outros.

R

Ta blza…
Agora quanto ao conector?

Quando eu compilo dá esse erro, desse ser por não ter o driver conector, baixei o zip da página, mas tem vários arquivos não sei qual eu importo para o projeto…tem um .bin fora das pastas, dai tem pasta src, e la tem um monte…Qual eu uso???

java.sql.SQLException: No suitable driver found for jdbc:mysql//localhost/Teste

at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)

at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)

at Teste.main(Teste.java:6)
R

Erro meu, acho que não ero o conector tinha esquecido de digitar um “:”

Ao inves de:

jdbc:mysql//localhost/Teste

Era:

jdbc:mysql://localhost/Teste

:roll:

MoisesJava

aproveitando o topico quando eu vou salvar no banco de dados retorna o exception com esse erro:

… check the maual that correspond to your MySQL server version for the right syntax to use near ‘tipo) values (‘a’,‘a’,‘8’,‘2008-06-22’,8,8,8,8.0,0)’ at line 1.

não sei se é campo da tabela sql ou a DAO que está errada!!!

obrigado

Criado 10 de junho de 2008
Ultima resposta 10 de jun. de 2008
Respostas 5
Participantes 4