Dúvida - bean

5 respostas
ericsobral

Estou aprendendo a usar jsp com struts e algumas tag librarys.

Tenho a seguinte dúvida (desculpem por essa dúvida besta aqui, mas nas pesquisas não achei nada que me respondesse satisfatoriamente):

Quando eu faço uma consulta ao banco (postgre), eu tenho uma DAO (com o crud) e uma Bean (com todos os atributos) daquela “tabela” do banco.

Para quando eu fizer uma consulta, eu retornar uma lista de objetos bean.

Mas e quando a consulta envolve várias tabelas?? Eu vou ter que fazer uma classe bean para cada consulta do meu sistema??

Lembrando que eu estou usando JDBC. Seria indicado usar algum framework de persistência??

Grato pela ajuda

5 Respostas

B

Opa,

Seguinte, um bean é uma classe que representa uma coisa, um objeto, não são orientados a consulta, e sim a objetos, saca a diferença?!

Vc pode ter um bean que represente uma entidade, por exemplo “Cliente”, mas as informações deste “Cliente” pode ou não estar em mais de uma tabela no banco de dados, mas quando vc recuperar estas informações elas representaram um Cliente, sacou?

ericsobral

Eu já consegui entender a diferença. Mas depois que dou o select, eu monto a lista...

Exemplo:

public List<Analista> listar(String nome) {

if (nome != null){

List<Analista> lista = new ArrayList<Analista>();

PreparedStatement stmt;

try {

stmt = this.connection.prepareStatement("select * from analista_tds where nme_analista ilike ? order by nme_analista");
				stmt.setString(1, "%" + nome + "%");
		        ResultSet rs = stmt.executeQuery();

while (rs.next()) {

Analista analista = new Analista();
		            analista.setCodAnalista(rs.getInt("cod_analista"));
		            analista.setNmeAnalista(rs.getString("nme_analista"));
		            analista.setDtaAdmissao(Conversao.DataBraString(rs.getString("dta_admissao")));
		            analista.setExperiencia(rs.getString("experiencia") + " anos");
		            analista.setQualificacoes(rs.getString("qualificacoes"));