Duvida Besta - Qual a diferença do METODO static para um não static

Olá galera, tenho um duvida besta aqui, qual a diferenca do METODO e não da variavel static e não static.

Eu sei que o metodo static eu não preciso instanciar um objeto para acessar ele, mais é só isso??

QUERO SABER A DIFERENÇA DO METODO E NÃO DA VARIAVEL STATIC

Abraços

metodos static sao metodos de classe
metodos nao static sao metodos de instancia

Bem, primeiro você deve entender o significado da palavra estático (acredito que vc já saiba)

estático -&gt algo que não muda; não é dinamico; constante.

Ou seja, um método estático não muda a sua o resultado de seu processamento conforme a instancia do objeto.

Métodos estáticos são excelentes quando não é necessário trabalhar com nenhum atributo da classe ou quando os atributos que ele utiliza são estaticos (constantes) tbm.

class X {

public static Connection getConnection () {

 return ConexaoComBanco;

}

}

Observe o método estático, getConnection(), suponha que a esta conexão é usada em diversas partes do seu projeto, se nosso metodo não fosse estático ficaria muito chato ter que criar uma instância a cada conexão, tipo:

X x = new X();
java.sql.Connection conn = x.getConnection();

Mas como nosso metodo é estático podemos fazer da seguinte maneira:

java.sql.Connection conn = X.getConnection();

Como nosso método é estático, ele é carregado quando a classe “sobe” pela maquina virtual, por isso temos acesso direto a ele.

Essa explicação e bem simples… estou estudando para a certificação e espero que te ajude.

3 curtidas