Dúvida - Boas práticas no retorno de web services

Olá,

estou começando a estudar webservices e vi uma situação com diversas soluções em tutoriais pela net, que me deixaram com dúvidas em relação a boas práticas.

Quando eu quiser retornar uma mensagem de erro/aviso para quem estiver consumindo o meu webservice, eu devo enviar via exceção ou em uma string?

Simulando essas situações, com um serviço que disponibiliza um cliente pelo CPF.

[code]public Cliente obterCliente(String cpf) throws MinhaExcecao {

Cliente cliente = procuraClienteBD(cpf);

if (cliente == null) {
		throw new MinhaExcecao("Cliente nao encontrado");
	}

return cliente;
}[/code] 

[code]public Cliente procurarCliente(String cpf) {

Cliente cliente = procuraClienteBD(cpf);

if (cliente != null) {
		cliente.setMensagem("OK");
	} else {
		cliente = new Cliente();
		cliente.setMensagem("Cliente nao encontrado");
	}

return cliente;
}[/code]

Esses casos seriam dois exemplos que já vi na net, um retornando a mensagem de que não encontrou cliente por uma exceção e um outro dentro do próprio objeto.
No caso do retorno pela exceção, vi vários casos, mas pensando em um serviço bem genérico, acho estranho já que nem todas linguagens possuem Exception.

Agradeço a colaboração

Cara, eu li uns livros e eles falam que Exception só deve ser criada quando acontece erro mesmo.
Ex.: Um arquivo deveria estar em um local que não está, conexão não encontrada, falta de parâmetros e tals.

Caso seja um erro de regra de negócio mesmo, deveria ser retornado uma mensagem informando o problema.

obrigado pela resposta jakefrog, eu imaginava a mesma coisa, achei estranho pq vi vários casos assim.

e quando você diz que tinha que ser por msg, seria no caso do método procurarCliente()?

Nesse caso (defendendo OO aos meus olhos) essa mensagem não tem na haver com o Cliente (objeto dentro do sistema) correto?
A classe deve saber apenas dela e não de nada do que acontece ao seu redor.