Olá a todos, gostaria de saber como faço para saber se quando o usuario clicou para salvar, se foi pra salvar uma inclusão ou uma alteração, como posso manipular isso??
Obrigado
Olá a todos, gostaria de saber como faço para saber se quando o usuario clicou para salvar, se foi pra salvar uma inclusão ou uma alteração, como posso manipular isso??
Obrigado
Na minha aplicação eu tive que fazer isso tambem. E fiz da seguinte forma:
Quando o usuário clicar em NOVO, todos os campos são limpos e uma variável boolean chamada novo recebe true, ai quando o usuário clicar em salvar, se a variável for false, ele faz uma alteração, se for true, uma inclusão.
PS: Estava dando uns errinhos com essa variável, então eu fiz pra que quando o cliente clique em qualquer botão depois do novo, a variavel novo recebe false novamente.
Obrigado
Opa, felipeti!
E se você trabalhasse um pouco de OO e guardasse um campo escondido na tela, chamado textboxID, por exemplo.
O seu construtor para o botão NOVO deveria ser vazio, ao passo que seu construtor para EDITAR deveria receber o ID do objeto a ser editado. Com isso, você preenche os valores do formulário de edição de acordo com o objeto específico.
A partir daí, na hora de salvar, você passa o objeto e confere se tem valor do ID. Se sim, atualiza; se não, cria.
Que tal?
Abraços,
fique com Deus! 
Outra forma seria trabalhar com triggers no banco de dados, vc saberá se foi alteração ou inserção.