Dúvida cabeluda sobre Access e java

Olá pessoal tudo bem?
É o seguinte, hoje no local onde trabalho, nós temos um software rodando que controla a linha de produção (circuitos CLPs, máquinas, paradas das máquinas, etc). E este software grava os dados em arquivos do access. Isso nos gera um grande problema, pois toda vez que quizermos analizar os dados das tabelas, temos que copiar o arquivo e abrí-lo no access. Ou seja, nunca conseguimos os dados atualizados.
Gostaria de saber se é possível de se construir um programa que faça o seguinte. No momento em que este software tente gravar os dados no arquivo do access, ele pegue os dados e grave-os em um banco de dados de minha escolha. É como se eu fizesse um ¨driver" que irá dizer ao programa que ele gravou no access, quando na verdade, ele gravou em um banco de dados.

Tem como, ou isso é uma puta de uma viagem?

Quando este arquivo e gravado no access? (voce pode criar um programa que le do access e grava em outro banco ou num arquivo txt).

HP

Se o programa estiver usando ODBC e nao fizer nenhum SQL muito complicado, vc pode escolher a base de dados que quiser (e, se nao me engano, o SQLServer eh o mais parecidinho em sintaxe com o Access, se vc tiver uma licenca sobrando, pode ser um bom negocio)

Ainda não vi o cara funcionando.
Nem pensei no odbc, … Se bem que se for por ODBC posso fazer um sistema de conversão de strings, certo?
Tem como saber se é por odbc, ou direto?

Como assim, conversao de strings?!

vonlinkerstain,
Se é somente para analisar os dados da tabela pq.não utilizar um relatório pois os dados já estão gravados e " dados são dados". Agora se quiser criar uma nova fonte de dados é possível vc. replicar a base de dados do Access e criar uma nova fonte de dados. Ai vc. vai ter que estudar a documentação do Access pq. não o uso há muito tempo.

boa sorte…

Caro vonlinkerstain,
Esqueci de um detalhe…:
A Microsoft chama de solução para extrair dados ou informação de banco de dados um software chamado Excel , agora pelo teu post anterior parece que a tua empresa tem Delphi, nele vc. pode gerar "cubos de decisão " e gerar uma infinidade de relatórios .

Na verdade, ainda estamos decidindo qual linguagem utilizar. e eu quero que ela seja java.
O que eu queria neste caso, era obter as informações do software (Access) on line, já que assim nós seriamos capazes de administrar a produção de uma maneira melhor. O problema é que como o software mantém a base de dados access aberta o dia inteiro, eu só posso acessá-la, se eu copiar e renomear o arquivo. O que eu não quero.
Queria fazer um conversor que faça com que o software em questão (que é de código fechado, e comprado à parte) Grave os dados diretamente em um banco de dados, e não no Access…

Talvez isso possa ser uma tremenda de uma besteira… Mas pegar a string do comando que irá gravar no access e convertê-la no sql que será utilizado para gravar no meu banco…