Dúvida calculo em Game em java

4 respostas
D

Olá pessoal.Boa tarde a todos!
Estou postando esta mensagem pois estou criando um jogo e me bati com um problema que está me deixando atordoado.

o Jogo é um Card Game,com a barra de life,onde um jogador escolhe o ataque em um JComboBox ,confirma e o life do adversário é descontado.

A dúvida que estou enfrentando é quanto ao cálculo de dano,sendo que cada ataque do ComboBox tem um damage, e cada personagem tem os pontos que recebem ao uparem para serem distribuidos entre def,atk e outros atributos.

Alguem que já criou um game do tipo sabe informar como calcular este dano de forma que não fique muito demorada nem muito rapida as partidas?

Alguem tem alguma sugestão?

4 Respostas

davidtiagoconceicao

Este é o chamado balanceamento de dificuldade. E segundo algumas palestras que eu assisti, é uma das partes mais complexas na definição de um jogo.
Há alguns meses desenvolvi um jogo para a faculdade, mas não nos preocupamos muito com isso :lol:
A sugestão que te dou é a seguinte: crie um “ataque” padrão, e determine que cada inimigo precisa de X ataques deste tipo para ser derrotado. À partir daí, crie ataques que tem valores múltplos deste ataque simples (2 vezes mais forte, 3 vezes mais forte, por exemplo). É assim que eu faria…
Sobre a dificuldade, você pode criar um algoritmo de balanceamento (o primeiro inimigo tem 1/2 da difildade do segundo e 1/3 do terceiro, por exemplo), ou pode ir testando… :lol:

Marlon_Meneses

vc fez alguma probabilidade d dano maximo?
tipo o personagem tem por exemplo 10% e conseguir acertar o dano maximo no seu oponente e o oponente tem 5% d esquivar se do golpe
isso eh um atributo xamado “destreza” em RPG
sacou?!

D

vc fez alguma probabilidade d dano maximo?
tipo o personagem tem por exemplo 10% e conseguir acertar o dano maximo no seu oponente e o oponente tem 5% d esquivar se do golpe
isso eh um atributo xamado “destreza” em RPG

srsr…de RPG eu saco tudo srs…nunca pensei que criaria um srsr.Com base em todos os que já joguei é que estou criando esse card Game com alguns aspectos de rpg,como esta questão de distribuição de XP’s.

Realmente,levei o horario do almoço todo calculando, e não chegava em um calculo satisfatório.É complicado…

pensei nisto,porém não ficaria satisfeito com o resultado final se fizesse desta forma.Mas vale a tentativa.Se não chegar a uma conclusão terei que fazer assim.
Obrigado pelas respostas/sugestões.

dudaskank

Bem, já que você entende de rpg, poderia usar a mesma fórmula utilizada nos rpgs que você joga, ou mesmo inventar a sua própria…

Por exemplo, você pode fazer a conta

acerto = 1 * dex1 / (dex1 + agi2)
if (random entre 0 e 1 <= acerto) {
  dano = min(atk1 - def2, 0);
} else {
  dano = 0;
}

Onde dexn, agin, atkn e defn são destreza, agilidade, ataque e defesa do jogador 1 ou 2, depende de quem ataca e defende.

Espero que dê uma luz

[edit]Arrumando a conta :stuck_out_tongue:

Criado 20 de novembro de 2008
Ultima resposta 20 de nov. de 2008
Respostas 4
Participantes 4