Dúvida - Certificação Java

Boa tarde galera!

Comecei um curso de programador Java e pretendo me aprofundar nessa área. Uma dúvida que me surgiu é sobre a certificação, é interessante estudar para tirá-la logo após a conclusão do curso ou é preferível tentar conseguir um emprego e ter uma certa experiência antes?

Valeu, abraços!

Depende de quão fácil é para você conseguir o emprego.
Se você conseguir arranjar rapidamente a certificação, talvez ajude a arranjar mais facilmente um emprego melhor.
Não é tão difícil assim tirar uma certificação - conheço um monte de gente que tem certificação mas não sabe absolutamente nada :frowning: - portanto, faça logo a certificação e não fique com medo; estude e faça os simulados.

Bem, depende do seu nivel.

Se voce acha que é capaz de fazer a prova, vai lá e faça.
Dificilmente um curso te prepara o suficiente pra tirar ela, entao seria interessante ter certa experiencia em programação antes de tentar.

[quote=Marky.Vasconcelos]Bem, depende do seu nivel.

Se voce acha que é capaz de fazer a prova, vai lá e faça.
Dificilmente um curso te prepara o suficiente pra tirar ela, entao seria interessante ter certa experiencia em programação antes de tentar.[/quote]

Isso foi o que pensei, que a falta experiência poderia dificultar.

Sou totalmente novato no assunto…quais são os passos para tirar a certificação? Qual orgão procuro?

é amigo, estou nesse mesmo imparce, estou estudando com o livro da kathy, entrando no 3º capitulo agora, mas gostaria de tentar ainda esse ano, ainda nao trabalho na area, tenho experiencia apenas no curso e em alguns projetos sem nexo no qual trabalho pra nao ficar parado, gostaria de algumas dicas tambem sobre, o que poderia fazer pra nao ficar (encostado).

Eu comecei agora a aprender os conceitos mais avançados. Se você já tem todos os conceitos em mente, uma dica de um professor meu da faculdade é pensar num sistema e começar a desenvolve-lo, ele disse que é uma das melhores formas de aprender e fixar.

Acho que o ideal seria conseguir uma vaga de Trainee para pegar experiência…alguém sabe me informar se esse tipo de vaga é muito comum?

Depende. Se for trainee numa multinacional, é mais difícil que você imagina (normalmente você precisa de saber alguma língua estrangeira, por exemplo). Se for o “trainee quase estagiário” é mais fácil. De qualquer maneira, dê uma olhada no NetCarreiras (que é o patrocinador deste site ) e na APINFO.