Estou precisando fazer um sistema de calculo de notas,já consegui fazer ele,mas antes precisava fazer um login,fiz dessa forma:
Observação: estou utilizando o Netbeans.
System.out.print("Entre com seu login = ");
String login = sc.nextLine();
System.out.print("Entre com a senha = ");
int senha = sc.nextInt();
if (login.equals("admin")&& senha ==234)
System.out.println("Está valido");
else
System.out.println ("Nao está valido");
Eu preciso que ele continue com os códigos do programa de calculo de notas caso o if seja válido “login e senha”
Isso é possível? estou um pouco perdido como fazer ele entender que pode continuar com o código caso seja válido o login.
Antes de mais nada, sugiro utilizar eclipse.
Quanto a tua dúvida.
Note que você está utilizando um if/else sem chaves
if (login.equals("admin")&& senha ==234)
else
Eu, particularmente, não gosto desta abordagem, ainda mais se você é iniciante. Dá muitas margens para erros (embora funcione).
Mas, veja que, se você colocar as chaves, já tem um escopo delimitado e pode facilmente completar as ações de acordo com a validação do login
if (login.equals("admin")&& senha ==234) {
//Aqui você pode colocar o resto do código que pretende utilizar
} else {
return;//return sem parâmetros simplesmente encerra a execução do método
}
1 curtida
Eu já acho o NetBeans muito superior e em vários aspectos.
Alguns pontos: usuabilidade, visibilidade, atalhos, templates, recursos para geração de classes tanto para jpa quanto arquivos xsd, instação de servidores junto a instalação do netbeans, instalação junit junto a do netbeans entre outras.
Ponto forte do eclipse é a facilidade para trabalhar com android. Apesar de que a google desenvolveu uma IDE para isso. E a geração de arquivos stub para trabalhar com webservices SOAP.
Também recomendo usar chaves. Deixa seu código mais legível.
E no caso esteja perdido basta da posicionar o cursos ao lado da chave que o netbeans vai destacar a aberta e o fechamento das chaves.
Utilize sempre o delimitador chaves assim:
if (login.equals("admin") && senha == 234)
{
}
else
{
}
Porque se precisar adicionar mais código é dentro do limite das chaves, isso faz uma boa organização, padronização o seu código.
Sobre NetBeans e Eclipse é o chamado “GOSTO” fato dessa observação ser muito irrelevante no desenvolvimento do if/else, já comentei aqui utilize o que mais gosta, faça na linguagem que mais lhe atrai e seja feliz, primeiro de tudo feliz.
###Poste fechado por inúmeros comentários que fugiram da pergunta inicial, discussões não levam a nada!
Obrigado a todos.