Pessoal olhem só… Estou com a seguinte duvida. tenho um formulario Pagina_inicial de um programa e nesse formulario tenho um JButton que chama um outro formulario exemplo cadastro de cidades. em java existe um metodo que me faça o seguinte,enquanto eu estiver no cadastro de cidades eu nao consigo clicar no primeiro formulario(PaginaInicial) enquanto eu nao clicar em um botao por exemplo GRAVAR e logo após no botao SAIR no meu formulario cadastro de cidades?
Num sei como fazer isso não… mas só arriscando alguma coisa:
Não da pra fazer isso no mesmo JFrame? vc cria 2 JPanel ai qdo clicar no botão, vc desabilita o jPanel da pagina inicial e habilita o JPanel da pagina de cadastro… ai qdo ele clicar no botão salvar, faz o processo inverso para apresentar a pagina inicial.
Num sei se te ajudei, mas só pra arriscar algo.
Faça o seu cadastro de cidades ser um JDialog, não um JFrame. Defina o método setModal(true).
Assim, ele não vai poder clicar na janela debaixo, enquanto não fechar a janela de cima. Se quiser ver um exemplo:
http://www.guj.com.br/posts/list/55710.java#292687
Não sou bom em Swing, mas pelo que eu me lembre, dá pra setar alguns atributos no JFrame pra evitar o clique nele… acho que setEnabled(false) e setFocusable(false) … o primeiro “desabilita” a janela, impedindo a mesma de receber qualquer evento de input, como cliques ou teclado… o segundo não permite que a janela receba foco…
Não sei se existe uma maneira mais facil de tornar a janela modal… se voce usar JDialog porém, é bem mais fácil… no construtor ele recebe um parâmetro boolean que diz se a janela será Modal…
Mais no JDialog eu posso add varios jbuttons e dar um setBounds onde eu quizer?
Sim, é praticamente igual ao JFrame. Mas pode ser modal.
Não dá. Esse tipo de solução não presta. Nem para JFrame nem para JInternalFrame.
Um JDialog é mais ou menos a mesma coisa que um JFrame (tem mais ou menos as mesmas propriedades e métodos), mas pode ser modal ou não.
Normalmente você não tem vários JFrames no seu programa, mas apenas um (o seu JFrame principal) e um monte de JDialogs.
ow pessoal vlw pela ajuda novamente obrigado ta resolvido entao vle mesmo.
Não dá. Esse tipo de solução não presta. Nem para JFrame nem para JInternalFrame.[/quote]
É por isso que ele “não é muito bom em Swing”
Não dá. Esse tipo de solução não presta. Nem para JFrame nem para JInternalFrame.[/quote]
É, realmente, com JFrame isso seria uma gambiarra já… e com JDialog mais ainda já que ele fornece meios de setar a janela como Modal… :roll:
É por isso que ele “não é muito bom em Swing” :)[/quote]
Ah, cara… eu odeio programação Desktop, Swing, e etc, rsrs… :mrgreen: