Minha dúvida é, de onde saiu esse contato que tenho no property do struts.
Li a documentação do Struts e lá informa que é o nome do campo com o nome da propriedade do bean.
Meu javabean possui o campo nome.
Não consegui entender.
<html:form action="/adicionaContato">
Nome: <html:text property="contato.nome"/>
<html:submit>Enviar dados</html:submit>
</htm:form>
velho, provavelmente você tem um objeto do tipo contato : Contato “contato”. Sendo que dentro desse teu Bean Contato, você tem um atributo “nome”, então na jsp esse contato.nome é uma forma de referenciar seu atributo “nome” do bean Contato. Isso não é certo o que vou escrever, mas procure ver esse “contato” como um link, você está dizendo que seu objeto “contato” que referencia o bean Contato tem um “nome” dentro dele.
Não sei se fui claro…
Não estou conseguindo visualizar esse contato, alterei todas as referencias para o obj Contato e o programa continua funcionando, mas se eu alterar do jsp ele dá erro.
Da onde que vem esse contato?
Velho em algum lugar tu tá referenciando esse contato… Faz o seguinte: abre teu struts-config.xml. Lá deve ter uma referência do teu form(Form Action) com um name = contato, se realmente esse objeto contato não está sendo referenciado nos beans, deve esta lá mesmo…
Páginas “POJO” jsp consegue visualizar os métodos get sem precisar chamar getContato(), porém para o jsp pegue esses os valores a primeira letra do nome do método sem o get precisa ser em minúscula, se eu fizer Contato.nome, contato.Nome, Contato.Nome, dá erro, precisa ser contato.nome.
Realmente dentro do meu ActionForm tenho um método chamado getContato(), que pega todo meu formulário, onde tenho o campo nome, email, endereco e etc.
Então esse contato que meu property está chamando é o método getContato() da minha ActionForm.
O que eu escrevi ficou meio confuso, mas consegui entender de onde veio o contato.
Valeu por ajudar.
Opa, nada velho… Realmente tinha sido aquilo então que falei da primeira vez. Você tem um objeto contato, que tem seus gettes e setters. É atraves desse contato que você consegue pegar os atributos dele. (nome etc…), Realmente você não poderia colocar no jsp assim Contato.nome, pois como você falou, seu objeto está declarado como contato, em minúsculo…
mas é isso aí,
valeu