Duvida com a4j:commadLink do RichFaces

Boa tarde

eu to com o seguinte problema

tenho uma pagina com 2 forms

<f:subview id="profs">
                        <a4j:form>
                            <h:messages />
                            <h:outputLabel for="curso" value="Curso:" /><br/>
                            <h:selectOneMenu id="curso" value="#{professor.disciplinaId}">
                                <f:selectItems id="mat" value="#{disciplina2.disciplinaList2}" />
                            </h:selectOneMenu> &nbsp;
                            <a4j:commandButton  id="botao" value="Visualizar" actionListener="#{professor.datas}" reRender="dataAulas" />
                        </a4j:form>
                        <p>&nbsp;</p>
                    </f:subview>
                    <f:subview id="datas">
                        <r:panel styleClass="fundo">
                            <f:facet name="header">
                                <h:outputText value="Selecione a data da aula" />
                            </f:facet>

<r:dataGrid id="dataAulas" value="#{professor.professoresDisciplinas}" var="disc" columns="3" width="700px">
                                <r:panel>
                                    <f:facet name="header">
                                        <h:outputText value="Data" />
                                    </f:facet>
                                    <a4j:form id="dataFrom">
                                        <a4j:commandLink actionListener="#{professor.diario}" action="#{professor.act}" value="data">
                                            <f:param id="idDaDisciplina" name="idDaDisciplina" value="#{professor.disciplinaId}" binding="#{professor.ids}" />
                                            <f:param id="idDaData" name="idDaData" value="#{disc[1].id}" binding="#{professor.idProfessor}" />                                            
                                        </a4j:commandLink>
                                    </a4j:form>

</r:panel>
                            </r:dataGrid>

</r:panel>
                        <p>&nbsp;</p>
                    </f:subview>

o primeiro funciona normalmente, mais o segundo não está funcionado.

Esses forms funcionam da seguinte forma

quando seleciona uma matéria aparece os dias que ela vai ter aula, criando e ao clicar no dia das aulas deveria entrar em um metodo, mas não está entrado. o detalhe, é se eu fazer de forma estática o a4j:commandLink ele funciona normalmente

Apesar de estar utilizando o RichFaces acho que isso ainda é válido: http://typo.ars-subtilior.com/articles/2007/02/07/jsf-datatable-and-commandlink

Bom, já tive problemas utilizando o Rich Faces com o commandLink, mas isso faz um bom tempo, lembro que a minh action também não estava sendo invocada, acredite que tenha resolvido de uma maneira diferente, de qualquer forma, acredito que após a renderização do seu a4j:form o problema do link acima pode estar ocorrendo, novamente eu não tenho certeza, mas esse é um erro conhecido, vou procurar mais agora que fiquei curioso.

olha eu consegui resolver o problema, trocando o scopo do bean para session, pois que ele estava perdendo o valor, mais estou procurando outra solução, essa ficou um pouco com cara de gambiarra, e naum fiquei contente. agora vou dar uma olhada no link que você me passou pra ver se resolvo.

vlw