dúvida com <a4j:region> e o restante da validação do formulário - JSF e richfaces

Quando usamos o a4j:region permitimos que apenas uma região do formulário seja enviada.

Porém, eu queria que essa região deixasse de ser validada pelo restante do formúlario.

Imagine que eu quero validar apenas um trecho do formulário dentro desse a4j:region e depois disso não quero que ele seje validado pelo formulário geral.

Alguém sabe o que eu posso fazer? Já passaram por essa situação?

Se eu expliquei mal a situação, posso tentar exemplificar um pouco mais.

Agradeço desde já.

Ainda não resolvi. Alguém já passou por isso?

Tente explicar melhor o cenário, eu acho que estou entendendo errado.

Ok, vou exemplificar.

<tr>
                                    <td>Nome Fantasia:</td>
                                    <td>
                                        <a4j:region>
                                            <h:inputText value="#{ClienteCadastroBean.nomeFantasia}" label="Nome Fantasia" size="50" maxlength="60" />
                                            <h:outputText value="&amp;nbsp;&amp;nbsp;&amp;nbsp;" escape="false" />
                                            <a4j:commandLink value="Incluir" action="#{ClienteCadastroBean.incluirNomeFantasia}" reRender="listaNomeFantasiaAdicionada" />
                                        </a4j:region>
                                    </td>
                                </tr>
                                <tr>
                                    <td colspan="2">
                                        <a4j:region>
                                            <rich:dataList var="cliente" value="#{ClienteCadastroBean.listNomeFantasiaAdicionada}" binding="#{ClienteCadastroBean.dataListNomeFantasia}" id="listaNomeFantasiaAdicionada">
                                                <h:outputText value="#{cliente}"/>
                                                <h:outputText value="&amp;nbsp;&amp;nbsp;&amp;nbsp;" escape="false" />
                                                <a4j:commandLink value="Excluir" action="#{ClienteCadastroBean.excluirNomeFantasia}" reRender="listaNomeFantasiaAdicionada" />
                                            </rich:dataList>
                                        </a4j:region>
                                    </td>
                                </tr>

Por exemplo nesse caso eu quero que o nome fantasia seje validado somente quando eu clicar em incluir, porque na validação final só me importa a lista de nomes e não o campo inputText nome fantasia.

Ou seja, eu quero que no momento que eu clicar em incluir o nome fanasia seja requerido e na validação final(botão de salvar) não seja.

No momento o que eu estou fazendo é validar se o campo está preechido correntamente no managed bean na action incluirNomeFantasia, o que não considero como algo correto já que existe o required=“true”.

Isso é um probleminha chato com JSF, e pode ser resolvido através de sub-formulários, algo como o componente do Trinidad ou Sandbox ou mesmo com o a4j:region do Richfaces. Contudo em certos casos devido a disposição dos componentes fica complicado resolver até mesmo com sub-formulários.

Na pior das hipóteses você poderá validar o input no próprio managed bean ou quem sabe até em javascript.

Valeu pela ajuda.

Vou fazer a validação nesses casos pelo managed bean mesmo.

o atributo reRender está ré-renderizando uma área (chamada listaNomeFantasiaAdicionada) comum a todos os componentes especificados no seu código… Especifique uma area separada só para a operação de inclusão e outra para as outras operações, e ré-renderize a área correspondente a cada operação quando clicar em um commandLink…

Utilize de divs e spans para determinar as áreas…

O macete é basicamente usar o a4j:region ou o process do seu a4j:commandButton ou a4j:commandLink

com o process vc consegue passar vários id’s para serem processados pela sua action…

vc vai delimitar as áreas q quer enviar com os id’s específicos no process…

procura sobre ele na documentação do richfaces…

vlw!!!