Duvida Com Aplicação Com PrimeFaces

8 respostas
jonasjgs2

boa tarde a todos…

fiz uma aplicação simples que esta funcionando normalmente…
porem nesta aplicação eu gostaria de testar se o tomcat esta fora do ar…
para dar uma mensagem de erro ao usuário… como testar isso?

8 Respostas

darlan_machado

Não tem como. É o tomcat que faz com que tua aplicação rode, logo, se ele fica fora do ar, não tem como a aplicação rodar, tampouco apresentar mensagem ao usuário.

Mike

Pra testar se o tomcat esta fora do ar é facil

Se você acessar a página e aparecer a imagem abaixo, é pq esta fora do ar

:slight_smile:

jonasjgs2

gente… mas deve haver alguma maneira…
imaginem o usuário com um botão confirma nele e que não acontece nada…
deve existir alguma maneira de resolver isso…
se alguém já passou por isso… agradeço qualquer ajuda…

darlan_machado

Existem 3 cenários:
1 - Tomcat fora antes do usuário acessar a página: vai apresentar a tela que o @Mike postou
2 - Tomcat fica fora depois que o usuário já está navegando na aplicação: qualquer chamada ao servidor vai retornar erro (se for ajax você pode tratar e exibir uma mensagem, por exemplo). Se for href, vai cair direto na mesma tema da possibilidade 1.
3 - Tomcat roda ok, sem problemas, antes, durante e depois do acesso do usuário: é o cenário perfeito, o usuário vai utilizar o sistema sem problemas.

jonasjgs2

darlan_machado, o meu caso é o senário 2
porem não e um href e sim a execução de um método no bean…
não me retorna erro… preciso saber como tratar esta situação…

darlan_machado

Cara, entenda de uma vez, não tem como tratar.
Você clicou, o servidor estando fora, não tem nenhum retorno, entende?
É diferente de não encontrar a página (status 4, código 404) ou de uma falha na autenticação (status 4, erro 403) ou mesmo de um problema com o processamento da requisição (status 4, erro 500).
E isso é ainda menos possível devido à arquitetura do JSF, que é engessada e amarrada. Eu não me recordo sequer de haver um timeout para você definir o limite para que uma requisição possa ser processada.
Mas, estou falando a respeito da minha experiência, nunca vi nenhum tratamento desta maneira.
Até, por quê, pense em um sistema desktop, ele nunca vai funcionar se o computador estiver desligado, não acha?

F

Agora pensando assim tbm acho que não da para tratar ainda mais no JSF que teu html,css e js e gerando no backend, não tem como o server responder algo que ele não escuta, pois vai estar OFF.

jonasjgs2

Darlan… obrigado pela ajuda…
entendi…

Criado 10 de abril de 2018
Ultima resposta 10 de abr. de 2018
Respostas 8
Participantes 4