Pessoa preciso sanar uma dúvida. Tem pouco tempo que comecei a estudar java, mas até o momento só estudei java para desktop, agora pretendo me aventura em java para web. Após algumas pesquisas por ai na net me surgiu uma dúvida, com eu faço essas interfaces que aparecem para o usuário?? não é com o próprio java, pois pelo que me andaram dizendo são coisas diferentes cada um é cada um, isso procede?? alguém pode me explicar isso e como começar??
Duvida com aplicações web
7 Respostas
comece 1º com jsp
se vc tiver conhecimentos basicos de HTML e JAVA entao rapidamente vai aprender JSP
e qual é o outro tipo que existe além do JSP?? é mais complicado??
existem varias frameworks
a exemplo tem o JSF (Java Serves Faces), AJAX4JSF, enfim…
essas frameworks contem varios componetes jah prontos e abstraidos q podem ser usados em conjunto com JSP
no momento como vc estah começando no ramo web o ideal e vc se aprofundar e se adaptar ao ambiente java na web usando somente jsp
em seguida com o tempo vc pode inserir novas tecnologias
sacou?
opa sacei sim, valeu muito obrigado pelas dicas. Então vamos la…estudar o JSP…
bons estudos!!!
qualquer duvidas estamos aqui!!

Você conhece HTML? Se não, comece primeiro com HTML e CSS (e pode acreditar que vai ser rápido para aprender).
Depois estude JSP e Servlet. JSF como foi citado é um framework, que por trás, usa o JSP. Existem outros frameworks também para web, como Struts, Mentawai, VRaptor (O GUJ é feito usando esse) e por ai vai.
Mas não tente aprender tudo de uma única vez, vai por partes. O pessoal do GUJ sempre dá altas dicas de estudos, portanto, sempre acompanhe o fórum 
Dê uma olhada no NetBeans da Sun.
Pra quem quer iniciar a criar aplicações de maneira rápida.
Crie uma aplicação a partir de exemplos e estudeo código gerado.
Ele cria aplicações com JSP e Java Server Faces.
Estudar a arquitetura J2EE para entender Web Conatiners seria interessante também.
A aplicação Web Java roda em um container web.
Tomcat é uma das implementações de Web Container disponíveis.