Dúvida com arquivos

Boa noite, pessoal.
Estou começando a aprender a manipular arquivos em Java e gostaria de saber como os códigos abaixo podem ser otimizados.
Há algo que eu possa mudar neles para que eles fiquem mais corretos, elegantes ou que obedeçam às boas práticas de programação?

//Lê um arquivo de texto. private void jButton1ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) { JFileChooser jFileChooser = new JFileChooser(); jFileChooser.setDialogTitle("Arquivos");//Define o nome da janela. jFileChooser.setMultiSelectionEnabled(true);//Ativa a opção de selecionar múltiplos arquivos. int abriu = jFileChooser.showOpenDialog(this); if (abriu == JFileChooser.APPROVE_OPTION) { try { this.arquivo = jFileChooser.getSelectedFile(); FileReader reader = new FileReader(arquivo); BufferedReader leitor = new BufferedReader(reader); // Testa se o arquivo existe, se pode ser lido e se é um arquivo. if (arquivo.exists() && arquivo.canRead() && arquivo.isFile()) { this.jTextArea1.setText(null); String linha; while (leitor.ready()) { linha = leitor.readLine();//Pega uma linha inteira do arquivo. this.jTextArea1.append(linha + '\n'); } leitor.close(); reader.close(); } } catch (FileNotFoundException ex) { JOptionPane.showMessageDialog(this, "Arquivo não encontrado.", "Erro", JOptionPane.ERROR_MESSAGE); } catch (IOException ex) { JOptionPane.showMessageDialog(this, "Erro no arquivo.", "Erro", JOptionPane.ERROR_MESSAGE); } catch (NullPointerException ex) { JOptionPane.showMessageDialog(null, "Ponteiro nulo.", "Erro", JOptionPane.ERROR_MESSAGE); } } }