Duvida com Array, Objetos e condição if

30 respostas
gabrieltosi

Bom dia, estou estudando pela apostila da Caelum e me surgiu uma duvida em um exercício que não estou conseguindo imaginar como resolver.

Bem objetivo do exercício é criar uma Casa, adicionar portas, abrir e fechar as portas e escrever um método que retorne em int a quantidade de portas abertas.

Para isso criei esse metodo.

public void abrePorta(Integer Portas){ 

for (int i = 0; i < portas.length; i++){

if (Portas == i){

aberta = true;
				System.out.println("A porta " + Portas + " foi aberta");

}
		}

}//fim do metodo abrePorta

e para descobrir se uma porta está aberta, criei esse outro método.

public int quantasPortasEstãoAbertas(){

if (//aqui dentro tem que haver uma condição se a referência a objeto dentro da array portas
				//for abertas == true. E ele deve retornar em int quantos desses objetos tem essa condição
				//como verdadeira)
					{

}//fim da condição if

}//fim do loop
		return 1;

}//fim do metodo quantasPortasEstãoAbertas

Meu problema é justamente esse que eu escrevi dentro da condição If. Eu sei que com o for eu vou percorrer toda a array, e for checaria cada elemento da Array para ver se a condição (Elemento == aberta) era true, ai ele armazenaria essa posição e depois deveria ver quantas dessas condições foram verdadeiras, e me retornar esse valor. Mas como eu ponho isso com código?

Alguém poderia me ajudar?
Muito grato.

30 Respostas

Rodrigo_Sasaki

Você poderia usar um contador, que é incrementado sempre que for encontrada uma porta aberta no seu laço.

gabrieltosi

Algo como?

return i=+i;

Tipo isso? Mas o que eu ponho na condição if? Isso tbm ta me pegando, não to conseguindo achar uma saída.

gabrieltosi

Pensei em por algo como isso:

if (portas[i] == aberta){

return i = 0 + i;

}//fim da condição if

mas o eclipse diz que aquela condição dentro do If é um erro, “Incopatible operands types Integer and Boolean”.

Rodrigo_Sasaki