Duvida com Array

Pessoas bom dia!!

seguinte, eu tentei e até consegui fazer um esquema de vetor mas estou com umas duvidas.

Conheco como montar um array daqueles simples mas agora estou com um problema.

Estou querendo fazer um array mais sofisticado do tipo de uma classe, eu vi um cara fazendo mas nao entendi muito bem.

tipo eu tenho uma classe com seus atributos e instanciando ela eu monto um vetor.

agora ai vem as duvidas:

1 = é necessário instanciar a classe pra montar um array do tipo dela?
2 = pra eu utilizaria isso, tipo seria pra utilizar os atributos dela?
3 = tem como alguem me mandar um exemplo pra eu ver como utilizar?

Classe[] array = new Classe[5];

Acho que é issso

Seria com um ArrayList?

Dá uma olhada aqui:
http://www.guj.com.br/posts/list/60999.java#320393

O pelo que eu entendi sua pergunta cara:

array cara serve para quando por exemplo você tem um classe Empregado e uma Classe Firma, nessa classe Firma voce [color=red]TEM[/color] vários Empregados, logo então se utiliza um estrutura de array.
O problema com o array é que ele é estático ou seja você criou ele com 10 elementos o seu array, o array nunca podera mudar de tamanho, logo sua firma não terá mais de 10 Empregados nela.
[color=red]A solução :[/color]
Utilize um [color=red]ArrayList[/color] que é dinâmico como o ViniGodoy falow !

Valew ai cara, espero ter ajudado um pouquinhu !!!

belas explicações eu entendi muito bem sobre… agora tipo gostaria de saber se alguem alem do vossa senhoria ViniGodoy tem alguma apostila falando sobre o arraylist

vinigodoy…

eu dei uma lida to link que vc me passou e vi tb uma questão interessante que é a do vector.

O arraylist incrementa automaticamente como o Vector ou nao?

[quote=henry.everton]
O arraylist incrementa automaticamente como o Vector ou nao?[/quote]

Sim Amigo o Vector() também é dinâmico !

[quote=henry.everton]
O arraylist incrementa automaticamente como o Vector ou nao?[/quote]

Sim, o ArrayList surgiu para substituir o Vector, portanto também se incrementa dinamicamente.

Quanto a apostila, é sempre válido consultar o JavaDoc da classe:
http://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/api/java/util/ArrayList.html

E o tutorial sobre a Collections Framework (que também explicará outras listas como LinkedList, e outras estruturas como Map e Sets).
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/collections/index.html

BOM APROVEITANDO eu fiz isso aqui ainda esta dando erro alguem sabe me ajudar? e tenho uma outra duvida

No caso, se eu quizer declarar um array de uma classe e ela tiver mais de um atributo com tipos diferente como ficaria.

ex:

1 classe[code]
public class UsoArray{
public void Func(String args[]){

String num = 0;
String nome = "";

}

}[/code]
2 classe[code]
public class VouUsarArray{

public static void main (String args[]){

List<String> array = new ArrayList<String>();

array.add("Henry");
	array.add("0");
for (String s : array) {
	System.out.print(s + " ");
	}
}

}[/code]

neste caso, ao invés de um List<String> crie um List<Func>.

List<Func> array = new ArrayList<Func>(); Func henry = new Func("Henry"); func.setIdade(0); func.setCpf("028129100-10"); func.setEndereço("Rua das Laranjeiras, 1020"); array.add(henry);

Sempre que você disser que algo está dando erro, por favor, cole também a mensagem de erro na tela e qual a linha que a mensagem acusa… sem isso fica MUITO difícil te ajudar! :slight_smile:

joia pode deixar!!!