Galera, seguinte, preciso fazer um programa para um Campeonato de Futebol.
Fiz o seguinte, o usuário vai digitar uma quantidade par de times que serão adicionar em um ArrayList
Depois eu tenho uso o shuffle para trocar os lugares dos times.
Agora eu preciso usar esse ArrayList pra gerar uma Tabela, por exemplo:
Se o usuário digita 4 times: Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Vasco
Depois do Shuffle: São Paulo, Flamengo, Vasco Palmeiras
e depois preciso de algo assim:
São Paulo x Flamengo
Vasco x Palmeiras
pra poder recolher resultado dos jogos, agradeço dicas e ideias.
public static void main(String[] args) {
List<String> listtimes = new ArrayList<String>(); //declarando a lista de times
Scanner scn = new Scanner(System.in); //declarando o scanner
int numerodetimes = 1; //iniciando com um número impar para entrar na condição abaixo:
while (numerodetimes % 2 != 0) { //repita até que o número digitado seja par
System.out.println("Digite o número de times: ");
numerodetimes = scn.nextInt();
}
for (int i = 1; i <= numerodetimes; i++) {
System.out.println("Digite o nome do time " + i + ": ");
listtimes.add(scn.next()); //adiciona na lista
}
// Embaralhamos a lista
Collections.shuffle(listtimes);
// Retornamos o resultado da tabela
int cont = 0;
System.out.println(); //só para dar um espacinho
System.out.println("RESULTADO:");
while (cont < numerodetimes) {
System.out.println(listtimes.get(cont++) + " X " + listtimes.get(cont++));
}
}
public static void main(String[] args) {
List<String> listtimes = new ArrayList<String>(); //declarando a lista de times
Scanner scn = new Scanner(System.in); //declarando o scanner
int numerodetimes = 1; //iniciando com um número impar para entrar na condição abaixo:
Random random = new Random(); //declarando o random, utilizado para gerar o numero de gols.
while (numerodetimes % 2 != 0) { //repita até que o número digitado seja par
System.out.println("Digite o número de times: ");
numerodetimes = scn.nextInt();
}
System.out.println(""); //só para dar o espaço
for (int i = 1; i <= numerodetimes; i++) {
System.out.println("Digite o nome do time " + i + ": ");
listtimes.add(scn.next()); //adiciona na lista
}
// Embaralhamos a lista
Collections.shuffle(listtimes);
// Retornamos o resultado da tabela
int cont = 0;
System.out.println(); //só para dar um espacinho
System.out.println("RESULTADO:");
while (cont < numerodetimes) {
int gols1 = random.nextInt(10); //número randomico entre 0 e 9
int gols2 = random.nextInt(10);
System.out.println(listtimes.get(cont++) + " "+ gols1+" X " + gols2 + " " + listtimes.get(cont++));
}
}
}[/code]
Exemplo de saída:
[code]Digite o número de times:
4
Digite o nome do time 1:
Atletico
Digite o nome do time 2:
Cruzeiro
Digite o nome do time 3:
Vasco
Digite o nome do time 4:
Fluminense
RESULTADO:
Fluminense 2 X 3 Atletico
Vasco 2 X 8 Cruzeiro
[/code]
Bom, agora só tenho um problema, os dados das rodadas teem de que colocadas pelo usuário, são duas rodadas, e o programa roda com diferentes números de times (acima de 4, números pares), fico imaginando como eu poderia fazer o sistema de pontuação… Estou aberto a dicas e sugestões, Obrigado!