Duvida com classpath, chamar funcao em jar adicionado ao projeto

5 respostas
russo

Olá!
Tenho uma duvida simples, no meu projeto tenho adicionado um jar na pasta biblioteca, mas nao sei como chamar uma funcao que está nesse jar

tentei assim:

public static void main(String[] args) { addCombo addCombo ; addCombo = new addCombo(); }

aqui está o projeto para melhor entendimento:
www.frssistemas.com.br/frsjava.zip

o projeto principal é o :FRSJava\HOMERICO Almoxarifado

pessoal sou iniciante, tenho grande interesse em aprender java

5 Respostas

joe_cqr

vc faz isso, como se estivesse instanciando uma classe normalmente,
por exemplo se no seu pacote tem um jar com o nome, util.jar e la dentro tem um classe chamada Formatacao.java
no seu código ficaria assim:

Formatacao f = new Formatacao();

vc só precisa adequar em qual pacote está a classe, se tiver!!!

volnei

public static void main(String[] args) { AddCombo addCombo = new AddCombo(); }

Sugiro que de uma olhada no code conventions da sun isso facilita bastente e nos ajuda a te ajudar :wink:

Bom se seu jar estiver no classpath então não tem segredo, vc só precisa fazer o import da classe que vai precisar e usá-la assim como vc usa as classes do swing.

[]'s

russo

galera to precisando de ajuda, quando eu coloco import addCombo.*; a linha fica vermelha e a seguinte msg aparece package addCombo do not exist, to perdido :shock:

gertmuller

[i]Eu olhei seu arquivo. Aquilo não é um .jar, é um .zip! E mesmo que a codificação seja a mesma e isso não influa, há outro problema. A estrutura de diretórios dentro do arquivo não é de uma biblioteca.

Há também alguns erros nas classes, como por exemplo, a definição inexistente do pacote da classe. A classe está dentro de um pacote, e na sua declaração não há a definição disso. Resumindo: acho que esse arquivo ou tá bichado, ou não é pra ser adicionado ao classpath não.[/i]

russo

De inicio obrigado pela atenção
Eu só tenho a classe, tentei gerar o jar pelo netbeans (pensei q tinha dado certo).
Bom, pra resumir, como faço pra solucionar esse problema?
To mais perdido q cego em tiroteio.
Galera vcs tem q olhar pelo meu lado, nao sei nada de java, to lendo bastante coisa na net pra tentar entender, por isso preciso de respostas pouco mais detalhadas, comecei agora.

Talvez o q eu queira não é nem adicionar ao classpath, o q eu preciso é compartilhar classes dentro de um .jar com outros projetos, tipo reaproveitamento de funcoes, conexoes com banco de dados e coisa e tal, será se estou no caminho certo, ha outra maneira de fazer isso?

Criado 29 de setembro de 2008
Ultima resposta 30 de set. de 2008
Respostas 5
Participantes 4