Dúvida com ComboBox

E ai pessoal. Estou com uma dúvida com um comboBox que estou tentando adicionar no meu programa.
Ele vai servir pra fazer uma pesquisa no banco de dados e ou queria usar ele pra montar uma String de busca.
Por exemplo, eu quero selecionar nele, qual a coluna da minha tabela eu vou buscar. Não precisa buscar nada no banco de dados, eu mesmo quero definir os elementos desse combo.
A tabela de Estados por exemplo tem 3 colunas: ID, ESTADO e UF. Ai eu queria que aparecesse nesse combo esses 3 elementos. Mas não estou conseguindo. E depois preciso pegar qual elemento o usuário selecionou. Alguém pode me ajudar com algum exemplo simples ou só o que devo fazer? Desde já agradeço!

Isso aí seria em uma aplicação web ou desktop ?

desktop

primeiro acho que vc faz uma pesquisa do banco para pegar os nomes da coluna

SELECT * FROM information_schema.COLUMNS WHERE TABLE_SCHEMA = 'nome_do_bd' AND TABLE_NAME = 'nome_da_tabela';

com o resultado coloca num List e preenche o combo.
depois quando vc for fazer a consulta faz o SQL assim por exemplo.

SELECT * FROM 'nome_da_tabela' WHERE  'nome do list'.get(Jcombo.getselectedIndex() = 'xx';

Na verdade não precisa ler da tabela. Como eu fiz dentro do netbeans naquela parte gráfica eu coloquei o que eu queria pelas propriedades do componente. Muito obrigado mesmo assim. :slight_smile:

sendo:

id = variavel do id
estado = variavel que tem o nome estado
uf = variavel de uf

basta popular as variáveis com as informações que vem do banco ou usar como quiseres.

sendo:

id = variavel do id
estado = variavel que tem o nome estado
uf = variavel de uf

basta popular as variáveis com as informações que vem do banco ou usar como quiseres.