Duvida com contador no ireport

6 respostas
M

olá pessoal
estou com uma dúvida no ireport
tenho um select que retorna 9 clientes
mas o cliente tem um tipo diferente

cliente 1 tipo 01
cliente 2 tipo 01
cliente 3 tipo 01
cliente 4 tipo 02
cliente 5 tipo 02
cliente 6 tipo 01
cliente 7 tipo 03
cliente 8 tipo 03
cliente 9 tipo 01

preciso que no final do relatorio, depois da seção details, eu liste o total por tipo

cliente com tipo 01 = 5
cliente com tipo 02 = 2
cliente com tipo 03 = 1

como eu monto isso no ireport
obrigado

6 Respostas

leoramos

Pra mostrar os dados de quantidade todos ao final, vais ter que fazer:
1- por subreport; ou
2- criando um objeto List com um dataset próprio e outra query; ou
3- fazendo agrupamento e gambiarrizando nas expressões booleanas pra imprimir só teu último group footer (não faça isso, PELAMORDIDEUS) ; ou
4- fazendo por fora, pelo código java, e passando como parâmetro ou field; ou
5- fazendo um scriptlet e manipulando as variáveis exatamente no momento antes do render, e criar essa lista na banda Summary.
Existem mil maneiras de preparar Neston, invente uma. Só não inventa muito, que senão não tem caboclo que mexa depois hehe

ManoJava

Boa tarde!

Tive que fazer um contador desse tipo para totalizar algo como seus tipos de clientes, para passar para um gráfico, nesse caso utilizei uma variável com uma expressão, e cada vez que a condição era atendida, a variável era incrementada, pode ser que utilizando uma lógica assim vc consiga obter esse contador.

Att.

Gerva

Eu faria por SubReport, seria fácil e bonito.

M

o problema é que esse já é um sub de um sub relatório …
to tentando criar as variáveis no ireport e fazer elas somar somente quanto ocorrer o tipo desejado

ManoJava

Boa tarde!

Acabei de terminar um relatório em que as ocorrências de certo tipo deveriam ser contadas e acumuladas, fiz pelo método de incrementar as variáveis, e o resultado foi o esperado, acredito que pelo problema que vc apresentou, essa é uma das maneiras mais simples de resolver seu caso.

Att.

M

mas como ?

Criado 14 de julho de 2011
Ultima resposta 14 de jul. de 2011
Respostas 6
Participantes 4