Não esquenta, eu tenho consciência do padrão do projeto que eu to fazendo, mas pra mim é difícil entender estes conceitos todos, pra quem só programava em delphi isso tudo é muito diferente.
Mas neste momento eu tenho que me preocupar com o tcc, além do desenvolvimento tem toda a parte teórica pra escrever ainda. Fazer isso em menos de 2 meses é complicado. Já andei pesquisando alguns cursos pra fazer em 2011.
Deixando a choradeira de lado, minha ideia é fazer o sistema o mais simples possível utilizando jsf+facelets , pra isso to fazendo um CRUD puro sem framework, até porque pra mim é mais fácil entender o que está acontecendo e não preciso aprender mais uma ferramenta neste momento, só por causa do tempo.
Bem, ontem eu consegui fazer o que queria, já tenho o cadastro, uma listagem geral, lista por nome do paciente e uma lista por id, utilizando qualquer uma destas lista eu consigo selecionar uma linha e direcionar para as telas de exclusão ou alteração.
Ainda tem uns probleminhas como, eu preciso selecionar a linha antes de clicar em um dos botões, sendo que estes botões estão na mesma linha do datatable. Outro probleminha é que cada vez que eu realizo o cadastro, excluo ou altero algum registro o formulário fica preenchido, ele deveria ficar vazio.
E o último passo seria a realização dos relatórios, a criação dos relatórios é tranquila, mas não sei chamar através do jsf. Ainda teria que implementar uma autenticação de usuário, só usuários com permissão podem acessar estes relatórios.
De qualquer forma, eu volto a agradecer você e aos outros usuários da comunidade que se dispuseram a me ajudar, contribuiram muito pra esclarecer algumas dúvidas.
Abraço