oi turma blz? eu ainda sou iniciante em java, por isso estou estudando… eu faço alguns programinhas apenas no bloco de notas mesmo e coloco na pasta j2sdk1.4.2_07/bin para ser compilado e depois rodar.
Mas eu gostaria de digitar o código no Eclipse e dali ja fazer a compilação e rodar… ja estou com o eclipse instalado e tudo certo… se alguem puder ajudar só postar
Obrigado.
Dúvida com Eclipse
13 Respostas
Fala Rojas Blz???
Rodar programas no Eclipse é bem simples:
Uma diferença importante é que vc terá que criar um projeto pra rodar os exemplos java no eclipse para isso:
File -> New -> Project
Ai vc colocará o nome do projeto e suas respectivas configuraçãoes
Depois disso é só criar uma classe dentro do projeto e digitar o código do programa normalmente…
Para rodar é só clicar no botão “Run” da barra de ferramentas
Essa explicação que estou lhe passando lógicamente é bem superficial mas tutorias de introdução ao eclipse são facilmente encontrados pela net
aqui mesmo no Portal Java na seção de Artigos e Tutoriais você vai encontrar…
Espero ter ajudado
Um abraço
Até mais
Mas qual sua dificuldade??? já abriu o Eclipse??? e olhou a cara dele?
Se já… vai em File --> new—> project --> java project
dá um nome e Finish
depois de criado clica com o botão direito nele e new–> class
digita seu código ali
depois botão direito na classe e run --> java application
opa valeu ae por ajudar… eu segui alguns procedimentos q vcs ensinaram, só q qdo vo rodar o programa ele não executa corretamente no eclipse… e por comandos no DOS ele da certo… é um programa q calcula a media e soma de 3 números…
Aparece em baixo no eclipse: java.lang.NoClassDefFoundError: Media
Exception in thread “main”
Isso é problema de configuração de classpath.
como eu poderia resolver? abaixo do meu nome tem what’s class path 
é o “següinte”.
depois que você instala o jdk tem que criar uma variável de ambiente chamada JAVA_HOME que aponta para o diretório de instalação do jdk.
no path vc adiciona %JAVA_HOME%\bin
se não existir a Classpath vc cria da seguinte forma:
Classpath = .;%JAVA_HOME%\lib
se existir só adiciona ;%JAVA_HOME%\lib
e como eu poderia criar essa variável de ambiente para que eu possa fazer os outros procedimentos? desculpa fica enchendo o saco hahaha, mas to tentando aprende. valeu.
lá no painel de controle tem um ícone chamado sistema, dentro dele clique na guia avançado e clique no botão variáveis de ambiente.
tipo eu criei com o nome JAVA_HOME e coloquei o valor da variavel c:\j2sdk1.4.2_07\bin q é o diretorio q está instalado… qual o proximo procedimento q devo fazer? preciso configurar alguma coisa no Eclipse?
isso que vc fez no java_home é para ser colocado no path, no java_home é SOMENTE o C:\j2sdk1.4.2_07
coloque no path também: %JAVA_HOME%\bin
coloque no classpath: %JAVA_HOME%\lib
certo… na variavel de ambiente eu coloquei o endereço como C:\j2sdk1.4.2_07 …
talvez o problema esteja no classpath do projeto. No Eclipse tem um arquivo chamado .classpath e nele contém o seguinte código:
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<classpath>
<classpathentry kind="con" path="%JAVA_HOME%\lib"/>
<classpathentry exported="true" kind="con" path="org.jboss.ide.eclipse.jdt.core.classpath.j2ee-1.4"/>
<classpathentry exported="true" kind="con" path="org.jboss.ide.eclipse.jdt.core.classpath.wsi-1.0"/>
<classpathentry kind="output" path=""/>
</classpath>
talvez esteja por ai, algum endereço errado e etc.
No JAVA_HOME coloque somente o diretório raiz não precisa colocar bin
Agora ainda em váriaveis de ambiente localize a váriavel PATH e adicione ao final do valor dela ;%JAVA_HOME%\BIN
e se não tiver uma váriavel CLASSPATH, crie e coloque o valor:
.;%/JAVA_HOME%\JRE\LIB
No Eclipse não precisa fazer nada, ele enxerga essas váriaveis para funcionar…
rode normalmente o Eclipse agora
opa agora foi… valeu ae vitor conseguir rodar através do eclipse…
obrigado a todos q me ajudaram