Eu sou da opinião que Pessoa fisica e juridica não tem nada a ver uma com a outra… veja a definição abaixo
http://www.sebraesp.com.br/faq/criacao_empresa/criacao_empresa/pessoa_fisica_juridicaSEBRAE:
O
que é pessoa física e pessoa jurídica?
Conforme o Dicionário Michaelis, pessoa jurídica é a entidade abstrata com existência e responsabilidade jurídicas como, por exemplo, uma associação, empresa, companhia, legalmente autorizadas. Podem ser de direito público (União, Unidades Federativas, Autarquias etc.), ou de direito privado (empresas, sociedades simples, associações etc.). Vale dizer ainda que as empresas individuais, para os efeitos do imposto de renda, são equiparadas às pessoas jurídicas.
Pessoa física é a pessoa natural, isto é, todo indivíduo (homem ou mulher), desde o nascimento até a morte. A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida. Para efeito de exercer atividade econômica, a pessoa física pode atuar como autônomo ou como sócio de empresa ou sociedade simples, conforme o caso.
Quando vc quer levar isso pra dentro de uma empresa, eu prefiro chamar de PessoaFisica (ou só pessoa) e Empresa …
esses 2 nesse momento nem precisam ter nada em comun…
depois disso, vc pode precisar ter 1 cliente, então o que é um cliente… cliente é alguem q atende algumas regras, pra isso vc pode criar 1 interface… pega tua classe PessoaFisica, e implementar a interface cliente… então vc tem um ClientePessoaFisica… que é tanto cliente, como pessoa fisica…
Empresa pode ser apenas um endereço, um contato um lugar, mais pode ser um cliente tb… vc pode implementar isso, basta usar a interface Cliente…
…
Mais vc pode pensar, poxa vida, um cliente Pessoa fisica, precisa disso, disso e dakilo a mais que os outros tipos de clientes precisam pra ser meu cliente, implemente isso para esse grupo…
Vc pode pensar tb que uma empresa, pra ser cliente, precisa atender outras coisas que uma pessoa fisica não precisa, e pra isso vc pode usar interfaces, ao extender a classe empresa…
…
Não vejo como uma Empresa, um Governo, uma Ong … pode vim de uma mesma classe que o José, o seu faxineiro O.O uma pessoa fisica da empresa o.O